O Suboficial, Renato Marcelino pai, todo de branco e o Segundo-tenente, Nickson Marcelino, o filho.
O nosso Jornal Vida Brasil Texas, tem a grande satisfação em apresentar como VIP, Nickson Vilaça dos Santos, o personagem maior deste evento, que foi a formação de cadetes do Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro. Nickson, participou do concurso público, passou nos testes físicos, e ficou alguns anos na Escola de Formação de Oficiais do Corpo de Bombeiros deste Estado.
Passou em todas as provas, se formando em 2° Tenente. A formatura, deu-se no dia 02 de dezembro de 2021 às 10:30 horas da manhã, no Quartel General do Rio de Janeiro. Ele se formou em aspirante a oficial e somente em agosto 2022 será promovido a 2° Tenente.
O Segundo-tenente – Nickson Marcelino e sua mãe Claudia Márcia.
E na sequência contaremos a história completa de como foi possível ele chegar, de onde veio o apoio, quais foram as bases e os personagens que compõe esta belíssima história.
O Segundo-tenente, Nickson Vilaça dos Santos e sua irmã , Júlia Vilaça dos Santos.
História de uma vida, com muita luta para conseguir chegar até alcançar a vitória.
Eu Pedro Paulo de Jesus e Renato Marcelino dos Santos, somos amigos de infância, ele é meu compadre, meu irmão, crescemos juntos e morávamos na Favela do Sabão, em Niterói. Tenho imenso prazer em poder contar orgulhosamente para todos, sobre a trajetória de nossas vidas. Por um bom tempo, por determinação do meu pai, fui morar com minha madrinha e prima Átila Guedes, no Rio de Janeiro, no Bairro do Engenho de dentro. Depois voltei para Niterói. Enfim! Dei sequência na minha vida até me formar em Advocacia.
Pedro Paulo de Jesus e Renato Marcelino dos Santos.
Renato vem de família pobre oriundo da Favela do Sabão, em Niterói, no Rio de Janeiro. Ainda adolescente, falou para uma série de amigos, sentados sobre um toco, inclusive, eu! Pedro Paulo de Jesus Silva, hoje seu compadre e seu melhor amigo, pois sou padrinho da sua filha mais nova, do segundo casamento, chamada Mariana.
Fonte foto – https://www.facebook.com/Comunidade-do-Sab%C3%A3o-Niteroi-156644424451012/ – Favela do Sabão.
No momento em que estávamos todos reunidos, Renato, muito seguro, eufórico, sem pestanejar, nos disse sobre seu sonho, de entrar para Marinha do Brasil. Ao ouvi-lo, nós todos ficamos surpresos, boquiabertos, mas sem perda de tempo, em uma só voz, dissemos e fizemos brincadeiras com ele, sobre a marinha, com palavras impublicáveis, que estão fora do contesto e padrão. Grande gozação, zoeira é claro.
Renato Marcelino dos Santos e Dr. Pedro Paulo de Jesus.
Renato Marcelino dos Santos, não se incomodou, ficou sério, pensativo e não disse mais nada. O tempo passou. Mesmo assim, ele fez o concurso de aprendiz de marinheiro, na época tínhamos uns 15 para 16 anos, aproximadamente, passou no concurso, foi para outro estado e formou família. Vejam, a foto acima este cidadão que está de uniforme branco, é o Renato Marcelino dos Santos, hoje Suboficial da Marinha do Brasil.
Familiares e amigos.
Renato também, é o pai de Nickson Vilaça dos Santos, que está sendo homenageado como “VIP” por este Jornal, pois no evento no início desta reportagem, ele recebe a condecoração na formatura que o transforma em 2° Tenente, do Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro.
Nickson Marcelino, Dr. Pedro Paulo, Sogros do Nickson, Denise ( Esposa do Renato) Renato Marcelino, com Mariana, afilhada do Dr. Pedro no colo.
Renato tem um casal de filhos do primeiro casamento, Nickson Vilaça dos Santos e Júlia Vilaça dos Santos. O menino como dito no início da reportagem, é hoje 2° Tenente do Corpo de Bombeiros do estado Rio de Janeiro. A menina é formada em Ciências Políticas.
Renato Marcelino, Denise esposa, com Mariana filha do casal no colo, Sara, esposa de Nickson, e o Dr. Pedro Paulo.
No segunda união, casou-se com a professora Denise, e tem uma filhinha chamada, Mariana, que é a minha afilhada. Sujeito honesto, amigo e bom pai, meu melhor amigo de todos os tempos e nossas famílias são amigas. O Renato tem 49 anos e eu 48, a favela na qual mencionei, a expectativa de vida era muito baixa, perdemos inúmeros amigos para o tráfico, e naquela época não tínhamos muita esperança.
Renato Marcelino, Dr. Pedro Paulo, e Eduardo Marcelino (Irmão de Renato Marcelino).
No entanto graças a Deus, conseguimos vencer através dos estudos, e com muita luta. Hoje temos tudo o que precisamos para viver.
Renato Marcelino, Denise (Esposa do Renato) Vitória da Silva ( De vermelho, Filha do Dr. Pedro), Nickson e Júlia, filhos do Renato Marcelino.
Saímos de um ambiente hostil da favela, no entanto vencemos e mostramos o caminho das pedras para os nossos filhos. Esta é a história.
Dr. Pedro Paulo, Renato Marcelino, Samara( Irmã de Renato),Nickson Marcelino, e Eduardo Marcelino, Sargento do Exército, ( Sobrinho de Renato Marcelino ).
***
Por Dr. Pedro Paulo de Jesus.
Sergio Lima.