Viagem Missionária Médica à Guatemala

0
1341

Por Valter Aleixo

Há seis anos atrás fui convidado, por um dos médicos do Hospital Metodista de Houston, para participar de uma viagem missionária médica à Guatemala, como intérprete, através da organização filantrópica americana “Faith in Practice” ou “Fé em Prática.” A princípio, devido as minhas inúmeras responsabilidades no trabalho, decidi declinar. Porém, no ano seguinte, ele voltou a me convidar e resolvi, então, aceitar.

A experiência que tive foi algo que me tocou bastante, dando uma nova perspectiva na minha vida e fazendo com que, a partir daquele ano, eu voltasse sempre. Confesso que acabei apaixonando-me por aquele povo sofrido e acolhedor, que sempre nos recebe de braços abertos com um grande sorriso e uma gratidão imensurável.

Assim como em certas áreas do Brasil, uma grande parte da população de Guatemala, vive nas piores condições de vida do planeta, sem as menores necessidades básicas e sanitárias, especialmente as pessoas dos pequenos vilarejos aos quais vamos.

Chegando na Cidade da Guatemala já temos dois ônibus esperando para nos levar para Antígua, uma pequena e pitoresca cidade colonial – a antiga capital da Guatemala – que fica a uns quarenta e cinco minutos da nova capital e que serve como sede da organização local. A viagem é sempre muito agradável, com suas belas paisagens naturais e com os inúmeros ônibus multi-coloridos mostrando as várias faces do povo guatemalteco.

No primeiro dia, como sempre, nos encontramos como os voluntários locais que nos informam da programação da semana e que também alertam os novatos dos cuidados que precisam ter durante a jornada de uma semana naquele país. À noite, temos um jantar descontraído com alguns dos voluntários locais.

No dia seguinte, viajamos para os pequenos vilarejos que, em alguns casos, ficam a duas ou três horas de distância de Antígua, para preparar as clínicas, que normalmente são em escolas públicas locais ou nos pátios das igrejas. As especialides são de pediatria, ginecologia, clínica geral e dentária. Também preparamos a farmácia e a seção de cadeira de rodas, muletas e bastões. À noite vamos para o hotel descansar, pois sabemos que, no dia seguinte, dezenas de pessoas doentes e ansiosas nos esperam.

Ao chegar bem cedo, vemos todas aquelas pessoas humildes contentes em nos ver, com um enorme sorriso – às vezes com falhas de dentes – mas cheios de esperança. Nos abraçam e nos dão as benvindas à sua ‘aldeia’, como assim as chamam.

Muitos pacientes viajam por horas e ficam na fila por muitas horas mais. Eles calmamente e pacientemente esperam para ver um dos médicos.

Vemos, em média, quinhentos pacientes por dia, com problemas que variam entre feridas abertas, infecções, dores dentárias, parasitas e outras condições graves de saúde. Durante a clínica da aldeia, os voluntários dos Estados Unidos trabalham lado a lado com a liderança voluntária local. Além de atender às necessidades básicas de atendimento médico de um paciente, as equipes médicas identificam candidatos cirúrgicos a serem encaminhados para o hospital de Obras em Antígua e o Hospital Hilário Galindo, em Retalhuleu, outra cidade da Guatemala.

Todos os pacientes recebem remédio para parasitas e também para qualquer outra enfermidade. Depois de dois dias numa aldeia, levantamos o ‘acampamento’ e partimos para outra aldeia, onde os pacientes nos aguardam igualmente ansiosos.

No final dos cinco dias intensos de trabalho, os voluntários se sentem exaustos, mas, ao mesmo tempo, gratificados por terem feito uma pequena diferença na vida de tantas pessoas. Finalmente chega a hora de voltar para Antígua e dar adeus aos nossos novos amigos.

E, sempre antes da partida, recebemos uma pequena homenagem dos representantes locais, que nos agradecem fervorosamente e nos presenteiam com pequenas lembranças feitas pelos artesãos locais. Na penúltimo dia, já em Antígua, temos um jantar de confratenização entre os voluntários locais e os dos Estados Unidos. Nesse jantar, todos são presenteados com um diploma de gratidão da organização Fé em Prática. Esse é um momento de muito alegria e satisfação entre todos por terem cumprido mais uma missão importante.

No dia seguinte, regressamos para a Cidade de Guatemala, de onde partimos de volta para Houston. Na bagagem, levamos conosco a saudade dos companheiros voluntários e a bela imagem dos pacientes que, de uma forma ou outra, entraram para sempre no nosso coração.

Sobre a Organização:

A Fé em Prática é uma organização cristã ecumênica sem fins lucrativos que busca melhorar as condições físicas, espirituais e econômicas das pessoas pobres da Guatemala por meio de viagens missionárias cirúrgicas, médicas e dentárias de curta duração e programas educacionais relacionados à saúde.

A cada ano, mais de 1.200 profissionais médicos e pessoal de apoio de todos os Estados Unidos e do mundo viajam para a Guatemala, pagando suas próprias despesas diretas para servir as pessoas pobres através da Fé em Prática. A cada ano, quase 900 voluntários guatemaltecos trabalham ao lado de voluntários dos Estados Unidos nesse esforço. As equipes de Fé em Prática veem mais de 25.000 pacientes anualmente. Os voluntários servem através de uma variedade de equipes que estão interligadas, proporcionando uma continuidade de atendimento no contexto da missão médica de curto prazo.

Desde o início, a Fé em Prática sempre procurou servir em resposta e em gratidão à graça que seus membros experimentam em suas próprias vidas. Também experimentam a bênção humilde que recebem quando todos se juntam em um propósito comum. Em todas as coisas, confiam no chamado, sabedoria e amor de Deus. Acreditam que não poderiam fazer nada sem a mão de Deus neste trabalho.

A maioria da população guatemalteca vive em extrema pobreza e praticamente não tem acesso à assistência médica. Ao longo dos anos, a Fé em Prática desenvolveu um profundo respeito pelos médicos, clérigos e funcionários administrativos guatemaltecos, à medida que buscam atender às necessidades dos pobres.

Os Programas

A Fé em Prática oferece vários programas de voluntariado para atender as diversas necessidades médicas na Guatemala. Veja o que cada programa faz abaixo:

Programa de Clínica Médica da Aldeia

As clínicas de aldeia são realizadas nas áreas de maior necessidade nos confins da Guatemala. Antes do início da temporada, voluntários guatemaltecos viajam para cada aldeia para se encontrar com a liderança voluntária guatemalteca local, escolhendo a escola ou igreja onde a clínica temporária será abrigada. Também discutem com os líderes o apoio que eles fornecerão durante a clínica. Esses voluntários guatemaltecos dedicados organizam as clínicas muito antes da equipe dos Estados Unidos chegar.

Candidatos cirúrgicos recebem informações detalhadas sobre a data específica e local onde suas cirurgias serão realizadas. Isso também inclui detalhes sobre como eles e um membro da família serão transportados de sua aldeia para Antígua, onde uma das equipes cirúrgicas realizará a cirurgia nos próximos meses. Os parceiros guatemaltecos locais acompanham os pacientes ao hospital designado para receber sua cirurgia na data agendada.

Programa Cirúrgico

As equipes cirúrgicas tratam os pacientes encaminhados pelas equipes médicas. As cirurgias são realizadas em um dos dois principais hospitais conveniados da Fé em Prática. O primeiro e principal local das cirurgias é o Hospital e Orfanato Las Obras Sociales do Santo Hermano Pedro, em Antígua.

Hospital e Orfanato Las Obras Sociales do Santo Hermano Pedro, em Antígua.

Em 2006, a Fé em Prática concluiu a ampliação e renovação das salas de cirurgia de Santo Hermano Pedro. Este hospital tem agora cinco salas de cirurgia de última geração. Eles também tem uma parceria com o Hospital Hilario Galindo em Retalhuleu, onde são realizadas cirurgias e onde estão atualmente passando por uma significativa expansão e renovação. Em cada um desses hospitais, a Fé em Prática investiu e está investindo fundos significativos para reformar e equipar as instalações, a fim de garantir um ambiente seguro para as equipes cirúrgicas e para os pacientes.

As equipes cirúrgicas representam as seguintes especialidades: otorrinolaringologia, ginecologia, geral, ortopedia, plástica e urologia. Os cirurgiões realizam cirurgias que vão desde remoções simples de tumores a reparos extensos de escoliose e substituições totais de quadril e joelho. Em 2017, a Fé em Prática enviou 25 equipes cirúrgicas voluntárias para a Guatemala, com uma média de 40 pessoas por equipe.

Por Valter Aleixo.

Artigo anteriorSergio Santos e Doris Santos – Personality of the year – Jornal Vida Brasil Texas.
Próximo artigoA Trégua de Natal, Jules Rimet e a Copa do Mundo de Futebol.
BIOGRAFIA ****** Sérgio Lima, ex-jogador profissional de futebol, natural de Campos dos Goytacazes, começou sua carreira no Americano onde jogou em todas as categorias e foi campeão Estadual no ano de 1969. Em 1970, transferiu-se para o juvenil do América do Rio, tornando-se artilheiro da Taça Guanabara de 1973 e vice-artilheiro brasileiro Carioca de 1973. Em 1974, sua história foi ilustrada luxuosamente com o Internacional de Porto Alegre, Hexa Campeão Gaúcho invicto. Em 1975, formou um excelente time do Guarani de Campinas, com grandes jogadores, Ziza, Amaral,Renato, Miranda, Davi, Alexandre Bueno, Edinaldo, Erb Rocha, Sergio Gomes, Hamilton, Rocha. que foi base do Campeão em 1978. Em 1976, transferiu-se para o futebol mexicano onde ficou por 8 anos: Club Jalísco, e Atlas Fútbol Club ambos da cidade de Guadalajara, Morélia da cidade de Morélia, Michoacan e Union de Curtidores da cidade de Leon, Guanajuato. Em 1984, retornou ao Brasil para o Botafogo do Rio. ****** Em 1985 foi contratado pelo Cabofriense, da cidade de Cabo Frio,estado do Rio, onde encerrou sua carreira. Presente em Guadalajara na Copa do Mundo 1986 no México, trabalhou como comentarista esportivo na rádio local chamada "Canal 58" de Guadalajara. Após a copa do Mundo de 1986, começou sua trajetória de 30 anos, nos Estados Unidos da América,, onde foi convidado pela Universidade de Houston Texas, através do seu responsável o excelentíssimo Professor Franco para participar como instrutor do “Cugar Soccer Summer Camp” durante duas semanas. Na sequência, depois de várias participações, em diferentes Soccer Camps no Texas, fundou, oficializou e legalizou a Brazilian Soccer Academy com o apoio espetacular do grande amigo Skip Belt. Com experiência de muitos anos dentro do campo, passou conhecimento e os fundamentos básicos do futebol do Brasil para um número incontável de jovens americanos. ****** Convidado pelo consulado Mexicano, idealizou e apresentou o projeto Houston Soccer After School Program para City of Houston Park and Recreation em 1994, para benefício de crianças e jovens entre 6 a 17 anos. Isso ocorreu na área metropolitana da cidade, onde concentrava a grande maioria de crianças e jovens negros e mexicanos, na época estavam com extremo e grande problema social que os envolvia com drogas e as abomináveis gangues. Desafio aceito, e o programa foi desenhado, aproveitando a infraestrutura dos Parks da cidade. O passo a passo foi dividido em três fases básicas: 1 - Criou-se liga em cada Park, onde havia jogos entre eles. 2 – Todos os meses havia Torneios entre todos os Parks. 3 - Criou-se seleções para jogarem contra jovens das outros áreas, e diferentes estados, sempre cuidando com os mínimos detalhes dos dispositivos e ensinamentos básicos do respeitado futebol do Brasil, para atrair e motivar a todos. O requisito principal era estar e manter boas notas e presença na escola, para desfrutar dos benefícios, recebendo gratuitamente todos os materiais de primeira linha doados por um conhecido patrocinador. Finalmente, aos 17 anos tinham a oportunidade de receber uma bolsa de estudos para ingressar em uma universidade americana. Foi apresentado e aprovado e Sérgio se transformou em funcionário público da cidade de Houston por 17 anos, até a sua aposentadoria. Muitíssimos jovens foram beneficiados pelo programa mudando radicalmente suas vidas, as drogas e gangues desapareceram. Sérgio fez o curso de treinador da Federação Americana de Futebol, recebendo a "Licença National B' e assumiu como Coach principal da South Texas Soccer Select Team Open Age From 1994 to 1996, tornando-se o primeiro treinador brasileiro e negro "Afrodescendente" a dirigir a Seleção do Sul do Estado do Texas. ****** No ano de 1992, Fundou o Jornal Vida Brasil Texas, tornou-se editor, onde ficou por 28 anos, sendo 24 anos impressos e os últimos 4 anos digital em português. Fundou em 2004, a Revista Brazilian Texas Magazine, é seu Editor . A revista até 2015 foi impressa, em 2016, passou a publicação digital em inglês. ****** 1 - Compositor, teve participação do CD Brasil Forever 1997 da Banda brasileira no criada no Texas em 1993 com finalidade de promover a cultura do Brasil. Banda “Atravessados de Houston” – Texas, com tiragem de 10 mil CDs. Sérgio Lima teve a participação com 10 músicas 8 autorais e mais duas com parcerias. 2 - Compositor da música “I Love Rio”, escrita e inglês em homenagem ao Rio de Janeiro, com a luxuosa interpretação da excelente Elicia Oliveira em ingrês (Está disponível no YouTube). https://www.youtube.com/watch?v=l39hfwOkyYU&t=18s ****** Representou a comunidade brasileira do Texas na I Conferência “Brasileiros no Mundo”, realizada em maio de 2008, com uma extrema característica acadêmica. ****** A II Conferência “Brasileiros no Mundo”, realizada em outubro 2009, se desenvolveu com uma acentuada conotação política, tornando, em certos momentos, o diálogo tenso, desconfortável e, até certo ponto, cansativo, devido à falta de elasticidade de algumas lideranças, acostumadas, creio, a pontuar e determinar o rumo das conversas e decisões, em suas áreas ou comunidades no Palácio Itamaraty, no Rio de Janeiro, de iniciativa da Fundação Alexandre de Gusmão – FUNAG, órgão ligado ao Ministério das Relações Exteriores – MRE. ****** Sérgio criou o espaço Brasil especial na Biblioteca central da cidade de Houston e conseguiu doações de livros de algumas instituições das comunidades brasileiras de outros estados americanos para compor o espaço. Recebeu o Prêmio Brazilian International Press Ward, por 3 vezes, em reconhecimento pelos trabalhos como editor do Jornal Vida Brasil Texas em português, e revista Brazilian Texas Magazine em inglês – 2011. ****** ORIGINAL ARTICLE “AFRO DECENDENTES NA MÍDIA BRASILEIRA”. You are a winner for the 15th Annual Brazilian International PRESS AWARDS. Your outstanding performance and contribution for the Brazilian Culture was recognized by the Media and Cultural Leaders of the Brazilian Community in the United States. Join us for the 15th celebration of the Brazilian Cultural presence in the U.S. The Award Ceremony will be held at the Cinema Paradiso • Fort Lauderdale May 3rd 2012.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui