Viagem Missionária Médica à Guatemala

0
732

Jornal Vida Brasil Texas Valter-Guatemala-1 Viagem Missionária Médica à Guatemala Destaques News

Por Valter Aleixo

Há seis anos atrás fui convidado, por um dos médicos do Hospital Metodista de Houston, para participar de uma viagem missionária médica à Guatemala, como intérprete, através da organização filantrópica americana “Faith in Practice” ou “Fé em Prática.” A princípio, devido as minhas inúmeras responsabilidades no trabalho, decidi declinar. Porém, no ano seguinte, ele voltou a me convidar e resolvi, então, aceitar.

Jornal Vida Brasil Texas Valter-guatemala-4 Viagem Missionária Médica à Guatemala Destaques NewsA experiência que tive foi algo que me tocou bastante, dando uma nova perspectiva na minha vida e fazendo com que, a partir daquele ano, eu voltasse sempre. Confesso que acabei apaixonando-me por aquele povo sofrido e acolhedor, que sempre nos recebe de braços abertos com um grande sorriso e uma gratidão imensurável.

Jornal Vida Brasil Texas Valter-guatemala-2 Viagem Missionária Médica à Guatemala Destaques NewsAssim como em certas áreas do Brasil, uma grande parte da população de Guatemala, vive nas piores condições de vida do planeta, sem as menores necessidades básicas e sanitárias, especialmente as pessoas dos pequenos vilarejos aos quais vamos.

Jornal Vida Brasil Texas Valter-gauatemala-3 Viagem Missionária Médica à Guatemala Destaques NewsChegando na Cidade da Guatemala já temos dois ônibus esperando para nos levar para Antígua, uma pequena e pitoresca cidade colonial – a antiga capital da Guatemala – que fica a uns quarenta e cinco minutos da nova capital e que serve como sede da organização local. A viagem é sempre muito agradável, com suas belas paisagens naturais e com os inúmeros ônibus multi-coloridos mostrando as várias faces do povo guatemalteco.

Jornal Vida Brasil Texas Valter-Onibus Viagem Missionária Médica à Guatemala Destaques NewsNo primeiro dia, como sempre, nos encontramos como os voluntários locais que nos informam da programação da semana e que também alertam os novatos dos cuidados que precisam ter durante a jornada de uma semana naquele país. À noite, temos um jantar descontraído com alguns dos voluntários locais.

Jornal Vida Brasil Texas valter-valter-valter Viagem Missionária Médica à Guatemala Destaques NewsNo dia seguinte, viajamos para os pequenos vilarejos que, em alguns casos, ficam a duas ou três horas de distância de Antígua, para preparar as clínicas, que normalmente são em escolas públicas locais ou nos pátios das igrejas. As especialides são de pediatria, ginecologia, clínica geral e dentária. Também preparamos a farmácia e a seção de cadeira de rodas, muletas e bastões. À noite vamos para o hotel descansar, pois sabemos que, no dia seguinte, dezenas de pessoas doentes e ansiosas nos esperam.

Jornal Vida Brasil Texas Valter-quadra Viagem Missionária Médica à Guatemala Destaques NewsAo chegar bem cedo, vemos todas aquelas pessoas humildes contentes em nos ver, com um enorme sorriso – às vezes com falhas de dentes – mas cheios de esperança. Nos abraçam e nos dão as benvindas à sua ‘aldeia’, como assim as chamam.

Muitos pacientes viajam por horas e ficam na fila por muitas horas mais. Eles calmamente e pacientemente esperam para ver um dos médicos.

Jornal Vida Brasil Texas Valter-quadra-222222 Viagem Missionária Médica à Guatemala Destaques NewsVemos, em média, quinhentos pacientes por dia, com problemas que variam entre feridas abertas, infecções, dores dentárias, parasitas e outras condições graves de saúde. Durante a clínica da aldeia, os voluntários dos Estados Unidos trabalham lado a lado com a liderança voluntária local. Além de atender às necessidades básicas de atendimento médico de um paciente, as equipes médicas identificam candidatos cirúrgicos a serem encaminhados para o hospital de Obras em Antígua e o Hospital Hilário Galindo, em Retalhuleu, outra cidade da Guatemala.

Todos os pacientes recebem remédio para parasitas e também para qualquer outra enfermidade. Depois de dois dias numa aldeia, levantamos o ‘acampamento’ e partimos para outra aldeia, onde os pacientes nos aguardam igualmente ansiosos.

Jornal Vida Brasil Texas GUATEMALA-1000 Viagem Missionária Médica à Guatemala Destaques NewsNo final dos cinco dias intensos de trabalho, os voluntários se sentem exaustos, mas, ao mesmo tempo, gratificados por terem feito uma pequena diferença na vida de tantas pessoas. Finalmente chega a hora de voltar para Antígua e dar adeus aos nossos novos amigos.

Jornal Vida Brasil Texas guatemala-888888 Viagem Missionária Médica à Guatemala Destaques News

E, sempre antes da partida, recebemos uma pequena homenagem dos representantes locais, que nos agradecem fervorosamente e nos presenteiam com pequenas lembranças feitas pelos artesãos locais. Na penúltimo dia, já em Antígua, temos um jantar de confratenização entre os voluntários locais e os dos Estados Unidos. Nesse jantar, todos são presenteados com um diploma de gratidão da organização Fé em Prática. Esse é um momento de muito alegria e satisfação entre todos por terem cumprido mais uma missão importante.

Jornal Vida Brasil Texas Valter-Bebe Viagem Missionária Médica à Guatemala Destaques NewsNo dia seguinte, regressamos para a Cidade de Guatemala, de onde partimos de volta para Houston. Na bagagem, levamos conosco a saudade dos companheiros voluntários e a bela imagem dos pacientes que, de uma forma ou outra, entraram para sempre no nosso coração.

Sobre a Organização:

A Fé em Prática é uma organização cristã ecumênica sem fins lucrativos que busca melhorar as condições físicas, espirituais e econômicas das pessoas pobres da Guatemala por meio de viagens missionárias cirúrgicas, médicas e dentárias de curta duração e programas educacionais relacionados à saúde.

Jornal Vida Brasil Texas Valter-e-todos Viagem Missionária Médica à Guatemala Destaques News

A cada ano, mais de 1.200 profissionais médicos e pessoal de apoio de todos os Estados Unidos e do mundo viajam para a Guatemala, pagando suas próprias despesas diretas para servir as pessoas pobres através da Fé em Prática. A cada ano, quase 900 voluntários guatemaltecos trabalham ao lado de voluntários dos Estados Unidos nesse esforço. As equipes de Fé em Prática veem mais de 25.000 pacientes anualmente. Os voluntários servem através de uma variedade de equipes que estão interligadas, proporcionando uma continuidade de atendimento no contexto da missão médica de curto prazo.

Desde o início, a Fé em Prática sempre procurou servir em resposta e em gratidão à graça que seus membros experimentam em suas próprias vidas. Também experimentam a bênção humilde que recebem quando todos se juntam em um propósito comum. Em todas as coisas, confiam no chamado, sabedoria e amor de Deus. Acreditam que não poderiam fazer nada sem a mão de Deus neste trabalho.

Jornal Vida Brasil Texas guatemala-3000 Viagem Missionária Médica à Guatemala Destaques News

A maioria da população guatemalteca vive em extrema pobreza e praticamente não tem acesso à assistência médica. Ao longo dos anos, a Fé em Prática desenvolveu um profundo respeito pelos médicos, clérigos e funcionários administrativos guatemaltecos, à medida que buscam atender às necessidades dos pobres.

Os Programas

A Fé em Prática oferece vários programas de voluntariado para atender as diversas necessidades médicas na Guatemala. Veja o que cada programa faz abaixo:

Programa de Clínica Médica da Aldeia

As clínicas de aldeia são realizadas nas áreas de maior necessidade nos confins da Guatemala. Antes do início da temporada, voluntários guatemaltecos viajam para cada aldeia para se encontrar com a liderança voluntária guatemalteca local, escolhendo a escola ou igreja onde a clínica temporária será abrigada. Também discutem com os líderes o apoio que eles fornecerão durante a clínica. Esses voluntários guatemaltecos dedicados organizam as clínicas muito antes da equipe dos Estados Unidos chegar.

Jornal Vida Brasil Texas Valter-e-medicos Viagem Missionária Médica à Guatemala Destaques News

Candidatos cirúrgicos recebem informações detalhadas sobre a data específica e local onde suas cirurgias serão realizadas. Isso também inclui detalhes sobre como eles e um membro da família serão transportados de sua aldeia para Antígua, onde uma das equipes cirúrgicas realizará a cirurgia nos próximos meses. Os parceiros guatemaltecos locais acompanham os pacientes ao hospital designado para receber sua cirurgia na data agendada.

Programa Cirúrgico

As equipes cirúrgicas tratam os pacientes encaminhados pelas equipes médicas. As cirurgias são realizadas em um dos dois principais hospitais conveniados da Fé em Prática. O primeiro e principal local das cirurgias é o Hospital e Orfanato Las Obras Sociales do Santo Hermano Pedro, em Antígua.

Jornal Vida Brasil Texas GUATEMALA-SHOW Viagem Missionária Médica à Guatemala Destaques News

Hospital e Orfanato Las Obras Sociales do Santo Hermano Pedro, em Antígua.

Em 2006, a Fé em Prática concluiu a ampliação e renovação das salas de cirurgia de Santo Hermano Pedro. Este hospital tem agora cinco salas de cirurgia de última geração. Eles também tem uma parceria com o Hospital Hilario Galindo em Retalhuleu, onde são realizadas cirurgias e onde estão atualmente passando por uma significativa expansão e renovação. Em cada um desses hospitais, a Fé em Prática investiu e está investindo fundos significativos para reformar e equipar as instalações, a fim de garantir um ambiente seguro para as equipes cirúrgicas e para os pacientes.

As equipes cirúrgicas representam as seguintes especialidades: otorrinolaringologia, ginecologia, geral, ortopedia, plástica e urologia. Os cirurgiões realizam cirurgias que vão desde remoções simples de tumores a reparos extensos de escoliose e substituições totais de quadril e joelho. Em 2017, a Fé em Prática enviou 25 equipes cirúrgicas voluntárias para a Guatemala, com uma média de 40 pessoas por equipe.

Por Valter Aleixo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here