Fonte foto – https://www.luiziania.sp.gov.br/portal/servicos/1002/historia/
Por Sergio Lima
O município de Luiziânia, foi o resultado de um empreendimento imobiliário da empresa COIMBRA BUENO & CIA LTDA, no ano de 1941, que fez um loteamento denominado “Luiziânia”, nome este que foi inspirado em uma das propriedades loteadas e que mais tarde daria o nome ao Município de Luiziânia.
O desenvolvimento urbano compreendia cerca de 3 mil lotes em um plano de urbanismo tecnicamente estudado de acordo com modernos preceitos de engenharia, observados pontos de tráfico, largas avenidas, ruas, praças e espaços livres.
Vejam o Vídeo
Fonte YouTube
O empreendimento se justificava devido ao local, que era situada em meio a rodovias importantes que seriam construídas na época, como a construção de uma rodovia federal que ligava o Norte ao Sul do país, cortando aquela área territorial.
Desta forma, foi iniciado o empreendimento privado a fim de construir uma cidade. O sítio onde foi implantada a futura cidade era localizado no Distrito de Braúna, que pertencia ao município de Glicério, Comarca de Penápolis, Estado de São Paulo.
O local da construção de Luiziânia teve seus primeiros habitantes com os novos bandeirantes, trazendo desenvolvimento e desbravando do local, que chegaram e encontraram uma imensa mata e terras férteis para a exploração e plantio.
Fonte foto – https://www.souenfermagem.com.br/noticias/prefeitura-de-luiziania-sp-anuncia-novo-concurso-publico/
O Sr. José Manzati, instalou a primeira olaria, e a firma COIMBRA BUENO uma serralheria para a exploração de madeira de Lei.
Em 1941, houve a colocação da pedra fundamental da capela de São Luiz Gonzaga, e em 1945, foi instituída uma comissão pró-construção da nova e ampla Igreja de São Luiz Gonzaga, que até hoje, é uma das construções mais importantes da cidade.
Em 1° de agosto de 1945, foi criado o Distrito de Luiziânia, com a nomeação e posse do Sr. Agenor Cardoso Franco, como oficial de registro civil e tabelionato, por Lei.
Até 1953, Luiziânia pertenceu ao Município de Glicério. Após este ano, Luiziânia passou a pertencer ao município de Braúna por força da Lei 2.456. Braúna também pertencia a Glicério, mas se emancipou elevando a condição de município.
Fonte foto – https://www.google.com/search?q=luziania%20sao%20paulo&tbm=isch&hl=pt-BR&tbs=rimg:Caz4zQQBd194YU6C6aVLYYfysgIOCgIIABABOgQIABAAQAHAAgDYAgDgAgA&rlz=1C1GCEA_enBR756BR756&sa=X&ved=0CBwQuIIBahcKEwjoh5aa08H_AhUAAAAAHQAAAAAQTg&biw=1349&bih=568#imgrc=reGHp0OKL81HAM&imgdii=rPjNBAF3X3g-8M
Em 18 de fevereiro de 1959, foi criado o município de Luiziânia, sendo instalada a cidade em 1° de janeiro de 1960, tendo como primeiro prefeito empossado o Sr. José Manzati.
Assim ficou:
PRIMEIRO PREFEITO:- Itamar Manzati
PRIMEIRO VICE/PREFEITO:- Mario Frota Escobar
PRIMEIRA CÂMARA MUNICIPAL:
– Josias Bezerra Silva (Presidente) – Antônio Tertuliano de Brito – Pedro Alves de Luna – Pedro Nicolau do Carmo – Pedro Caetano da Silva – Alcides Rosa de Oliveira – Armando Garcia Marchi – Sidnei Bittencourt – Dionisio Cervigni.
***
Por Segio Lima
Fonte texto – https://www.luiziania.sp.gov.br/portal/servicos/1002/historia/#:~:text=Em%2018%20de%20fevereiro%20de,Jos%C3%A9%20Manzati.