“Descobrimento do Brasil” – Epílogo de uma longa história

0
123

Jornal Vida Brasil Texas Descobrimento “Descobrimento do Brasil” – Epílogo de uma longa história Destaques

Fonte foto – Wikipédia, a enciclopédia livre – Por Halley Pacheco de Oliveira – Obra do próprio, CC BY-SA 3.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=21936807

As mortes de Jesus em Jerusalém, e a do profeta Maomé, no ano 632 na cidade de Medina, presentearam o mundo com duas forças religiosas que, em busca de uma supremacia espiritual e também temporal, se confrontariam pelos séculos seguintes. Ambas acolheram como “ santa “ a Cidade de Jerusalém. A Católica ( do grego cathólycus = Universal ) por ser a cidade onde Jesus havia pregado, sido condenado pelos Judeus , e crucificado pelos Romanos . A Islâmica por acreditar que o profeta Maomé ter para ali sido levado miraculosamente de Meca para o Monte do Templo, de onde teria ascendido ao paraíso.

Jornal Vida Brasil Texas rejusalem “Descobrimento do Brasil” – Epílogo de uma longa história Destaques

Fonte foto – Wikipédia, a enciclopédia livre – Panorama urbano de Jerusalém

Na busca da implantação da sua doutrina, a religião Católica espalhou-se pelos países da Europa, e fixou sua sede na cidade de Roma onde Pedro, apóstolo de Jesus, fora morto pelos Romanos. Adotaram como figura principal o PAPA (acronismo de Pedro, Apóstolo, Pontificie e Augusto ). A Muçulmana, através da Jihad, espalhou-se pelo Oriente Médio e Norte da Africa , ( Egito, Líbia, Argélia,Tunísia ,Sudão Sudão do Sul e Marrocos ) região habitada pelos povos Bérberes e outros, impondo-lhes a cultura e o idioma Árabe.

Jornal Vida Brasil Texas mapa-111111111111111111111111 “Descobrimento do Brasil” – Epílogo de uma longa história Destaques

Fonte foto – Wikipédia, a enciclopédia livre – Panorama urbano de Jerusalém

Em 711, os Mouros ( Bérberes convertidos ao Islamismo ) cruzam o estreito de Gibraltar e prosseguindo na difusão da sua cultura religiosa, invadem a Península Ibérica e ali se instalam. Em 722, tem início a luta dos Cristãos que ali habitavam, para a expulsão dos Mouros. Essa luta denominada a Reconquista duraria até 1492 quando os mouros seriam definitivamente expulsos.

Em 1073, assume o trono da Igreja Católica, o Papa Gregório VII. Baseando-se nos ensinamentos de St Agostinho, declara como Santa qualquer guerra contra os infiéis muçulmanos ou qualquer outro grupo que contrariasse os ensinamentos da Igreja Católica. Em 1087 após as mortes de Gregório VII e Victor III, seu sucessor, um novo Papa é eleito assumindo o nome de Urbano II.

Jornal Vida Brasil Texas Papa-Ubano “Descobrimento do Brasil” – Epílogo de uma longa história Destaques

Fonte foto – Wikipédia, a enciclopédia livre – Papa Urbano II apela às cruzada

Em 1095, Urbano II , um Papa piedoso, baseando-se na justificativa de Gregório VII convoca a nobreza e o povo cristão da Europa para um Concílio na cidade de Clermont, uma pequena cidade, na época parte do Ducado de Acquitania, situada ao sul de Paris e a oeste de Lyon. Esse concílio passa a história como o Concílio de Clermont Ali, na presença de Reis, Nobres, Cavaleiros e fiéis, pronunciando um discurso vigoroso Urbano II convoca a todos para , em nome da Cruz, resgatarem a cidade de Jerusalém das mãos dos infiéis muçulmanos. A resposta ao seu apelo é imediata. Nasce assim a 1ª. Cruzada, que após grandes dificuldades em 1099 retoma pelas armas a cidade de Jerusalém do domínio muçulmano.Jornal Vida Brasil Texas Conquista “Descobrimento do Brasil” – Epílogo de uma longa história Destaques

Fonte foto – Wikipédia, a enciclopédia livre –  A Conquista de Jerusalém em 1099, a partir de um manuscrito medieval – Por Desconhecido – digital image uploaded in 2005, from unf.edu (dead link), Domínio público, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=72624

***

A tomada de Jerusalém abre para os cristãos uma nova rota de peregrinação, e para proteger os peregrinos duas Ordens são criadas. A Ordem dos Hospitaleiros e a Ordem dos Templários que recebe esse nome por usar como sede o antigo templo de Salomão . Com o passar do tempo, a Ordem dos Templários cresce, e enriquece com as as doações recebidas pelos serviços prestados a igreja, aos nobres e ao povo em geral. Constroem fortificações e se transformam em uma poderosa instituição o militar sempre prontos a defender os interesses da Igreja Católica.

Jornal Vida Brasil Texas Cavaleiros “Descobrimento do Brasil” – Epílogo de uma longa história Destaques

Fonte foto Wikipédia, a enciclopédia livre – Jacques De Molay, o último Grão – Mestre da Ordem dos templarios, da  em representação do século XIX. Hoje não existe nenhum retrato seu feito em vida.

Paralelamente, a ordem firma-se como uma rica instituição financeira atenta as oportunidades de maior enriquecimento. A luta pela reconquista da Península Ibérica, onde os Templários tem participação ativa, resulta em 1139 na fundação do Reino de Portugal que tem como primeiro rei D. Afonso Henriques.

Jornal Vida Brasil Texas REI-PORTUGAL “Descobrimento do Brasil” – Epílogo de uma longa história Destaques

Fonte – Wikipédia, a enciclopédia livre –  Afonso I, também chamado de Afonso Henriques, e apelidado de “o Conquistador”, foi o primeiro Rei de Portugal de 1139 até sua morte, anteriormente servindo como Conde de Portugal e de 1112 até sua independência do Reino da Galiza. 

***

Na França, o Rei Felipe IV , O Belo, altamente endividado com a Ordem dos Templários requer ao Papa a extinção da Ordem. Atendendo ao pedido do Rei de França o Papa, no Concílio de Vienne em 1312 declara a Ordem extinta.

Jornal Vida Brasil Texas Rei-Felipe-iv “Descobrimento do Brasil” – Epílogo de uma longa história Destaques

Fonte – Wikipédia, a enciclopédia livre. – Filipe IV & I, também chamado de Filipe, o Belo, foi o Rei da França como Filipe IV de 1285 até sua morte e também Rei de Navarra como Filipe I de 1284 a 1305 em virtude de seu casamento com Joana I.

 ***

Em 1319, em resposta aos apelos de D. Dinis, Rei de Portugal, o Papa João XXII pela Bula Papal – Ad ea exquibus – autoriza a fundação da Ordem dos Cavaleiros de Nosso Senhor Jesus Cristo, que passa a herdar as propriedades e privilégios da Ordem dos Templários, já extinta . Essa nova Ordem adota como símbolo a Cruz de Cristo, na cor vermelha símbolo esse que mais tarde seria ostentado nas velas das caravelas tanto portuguesas como espanholas.

Jornal Vida Brasil Texas Cruz-de-Cristo “Descobrimento do Brasil” – Epílogo de uma longa história Destaques

Fonte –  Wikipédia, a enciclopédia livre. A Cruz de Cristo

O término da guerra entre a França e a Inglaterra, que já durava 100 anos, aumenta na Europa o mercado por produtos trazidos do Oriente . Essa demanda com a consequente oportunidade de ganhos exacerba ainda mais a cobiça dos Portugueses. Em 1385 D.João I ascende ao trono de Portugal , dando início a dinastia de Avis.

Jornal Vida Brasil Texas Rei-Don-João-I “Descobrimento do Brasil” – Epílogo de uma longa história Destaques

Fonte foto –  Wikipédia, a enciclopédia livre – João I de Portugal ( Lisboa, 11 de abril de 1357- Lisboa, 14 de agosto de 1433), conhecido como o Mestre de Avis e apelidado de “o de Boa Memória”, foi o rei de Portugal e de dos Algarveres de 1385 até sua morte, sendo o primeiro monarca português da   Casa de Avis.

***

Em 1394 nasce o seu quarto filho que no batismo recebe o nome de Afonso Henrique, e mais tarde a alcunha de O Navegador. Ambicioso, em 1420, faz-se nomear Conselheiro da Ordem de Cristo com amplo acesso as decisões financeiras da Ordem. Antevendo possibilidades comerciais vantajosas, convence se pai a tomar tomar Ceuta, pequena cidade-fortaleza localizada no norte da África, e assim assegurar para Portugal o comércio de mercadorias trazidas do Oriente , e dominado pelos mercadores das pequenas cidades-estado da Itália.

Jornal Vida Brasil Texas Ceuta-1 “Descobrimento do Brasil” – Epílogo de uma longa história Destaques

 Fonte foto – Wikipédia, a enciclopédia livre – A conquista portuguesa de Ceuta representada em azulejos na Estação de São Bento, Porto.

Em 1415, após conquistar Ceuta, D.Henrique volta-se para a exploração marítima da Costa da Africa, dando início a era das grandes navegações. Emulada pela descoberta das Ilhas Canárias pelos navegadores Espanhóis os navegadores Portugueses com o suporte financeiro da Ordem de Cristo, e ostentando nas velas de seus barcos seu emblema, lançam-se ao mar. Chegam as ilhas da Madeira (1418), Açores ( 1427), e em 1434 o navegador Português Gil Eanes ultrapassa pela primeira vez o Cabo Bojador na Costa da Africa. Em Portugal, D. Henrique organiza em Sagres um centro dedicado ao acumulo dos dados trazidos pelos navegadores. Desenvolve a vela triangular que passa a permitir aos navegadores portugueses navegarem contra o vento, anota dados sobre longitudes e latitudes, elabora mapas das áreas navegadas fazendo de Portugal uma potência marítima.

Jornal Vida Brasil Texas Latina-velas “Descobrimento do Brasil” – Epílogo de uma longa história Destaques

Fonte foto – Wikipédia, a enciclopédia livre – Caravela de Brás de Oliveira utilizando vela latina (G.R.Schwarz The History and Development of Caravels- Texas A&M Universit).

***

Em 1462 o navegador português Pedro de Sintra atinge Serra Leoa.

Até Serra Leoa as naus portuguesas navegavam com relativa facilidade já que eram empurradas para o sul pelas águas da corrente das Canárias, que corre paralelamente a costa africana na direção sul. A partir desse ponto, a entrada no Golfo da Guiné era dificultada pelas águas da corrente de Benguela.

Essa forte corrente marítima, que corre da Patagônia em direção a costa do Marrocos, e dali segue para o norte entrando no Golfo ,empurrava as caravelas para Oeste afastando-as da costa. Ao se afastarem da costa , acabavam caindo nas águas de uma nova corrente, hoje chamada Corrente Brasil.

Jornal Vida Brasil Texas Corrente-1 “Descobrimento do Brasil” – Epílogo de uma longa história Destaques    Fonte foto – Wikipédia, a enciclopédia livre – Corrente das Canárias ( Azul), Corrente de Benguela        ( Azul), Corrente Brasil ( Vermelho)

Levadas na direção sudeste por essa corrente, as naus portuguesas se aproximavam da costa brasileira na altura do Estado da Bahia, de onde navegavam para Leste para serem levadas pela corrente de Benguela de volta a costa africana. Ao se aproximarem da costa brasileira os navegadores portugueses anotavam em seus diários de bordo sinais de terras a oeste. Eram aves, troncos de árvore flutuando, sinais de uma terra não muito distante. Essas observações, que eram guardadas em segredo, não encorajavam Portugal a fazer uma pesquisa mais profunda já que o objetivo principal era contornar o continente africano para atingir a Índia.

Em 1488, Bartolomeu Dias alcança o ponto extremo do continente africano que denomina Cabo da Boa Esperança. De volta a Portugal sua façanha reforça o objetivo português.

Jornal Vida Brasil Texas Cabo “Descobrimento do Brasil” – Epílogo de uma longa história Destaques

Fonte foto – Wikipédia, a enciclopédia livre – Cabo da Boa Esperança

Nessa mesma época em Portugal, um jovem Genovês que havia estudado na Universidade de Salamanca , na Espanha, propõe ao Rei D. Manoel I uma viagem de circunavegação com o objetivo de alcançar as Índias navegando para oeste. Baseava sua proposta na teoria de Nicolau Copérnico da esfericidade da terra, formulada em 1473.

Portugal, já agora com a certeza de alcançar as Índias contornando o continente africano, recusa a proposta. Cristovão Colombo dirige-se então ao Reino da Espanha onde convence os Reis Ferdinando de Aragão e Isabela de Castela que lhe cede três caravelas – Santa Maria, Pinta e Nina e partindo do Porto Palos de la Frontera, em 3 de Agosto de 1492, mais uma vez com o suporte financeiro da Ordem de Cristo, lança-se ao mar.

Jornal Vida Brasil Texas Tres “Descobrimento do Brasil” – Epílogo de uma longa história Destaques

Fonte foto – Wikipédia, a enciclopédia livre.

Em 12 de Outubro de 1492 alcança o arquipélago das Bahamas, e nas viagens subsequentes confirma a existência de um vasto continente. A notícia dessas novas terras alerta Portugal para a necessidade de garantir para si, parte delas.

Em 4 de Maio de 1493, o Papa Alexandro VI , mediando a disputa pelas terras encontradas por Colombo, entre Portugal e Espanha, fixa pela Bula Papal Inter Coetera um meridiano passando a 100 léguas a oeste dos Açores e do arquipélago de Cabo Verde.

Jornal Vida Brasil Texas BULA-1 “Descobrimento do Brasil” – Epílogo de uma longa história Destaques

Fonte foto – Wikipédia, a enciclopédia livre – Bula Inter Coetera

Com as observações colhidas por seus navegadores, Portugal sabia que tal linha dividiria apenas as águas do Oceano Atlântico, e assim rejeita a Bula proposta pelo Papa, e ameaça ir a guerra contra a Espanha.

Um novo meridiano é então proposto, e em 7 de Junho de 1494, na Cidade espanhola de Tordesilhas os dois países assinam o novo tratado que recebe o nome de Tratado de Tordesilhas.

Jornal Vida Brasil Texas Tratado “Descobrimento do Brasil” – Epílogo de uma longa história Destaques

Fonte foto – Wikipédia, a enciclopédia livre – Folha de rosto do Tratado de Tordesilhas (1494)

Esse novo tratado move o meridiano proposto anteriormente para 370 léguas dando assim a Portugal a posse das terras a Leste dessa meridiano. Em 1497, o navegador português Vasco da Gama chega finalmente a Calicut, cidade costeira do sul da Índia, e regressa a Portugal. Esse feito dá a Portugal a certeza de ter assegurado o tão sonhado caminho da Índias.  Em 1500, D. Manoel I, comiciona o nobre português Pedro Alvares Cabral para comandar uma esquadra que teria duas missões.

Jornal Vida Brasil Texas Cabral “Descobrimento do Brasil” – Epílogo de uma longa história Destaques

Fonte foto –  Wikipédia, a enciclopédia livre – Pedro Álvares Cabral aos 32 ou 33 anos de idade em uma pintura do início do século XX. Não há registros de retratos de Cabral contemporâneos à sua época.

***

Tomar posse das terras asseguradas pelo Tratado de Tordesilhas, e dali partir para as Índias afim de estabelecer acordos comerciais com os comerciantes locais . Para documentar os diversos aspectos da nova terra participaria da expedição um relator Pero Vaz de Caminha ,e um Capelão Frei Henrique de Coimbra. No dia 9 de março de 1500, as 9 horas da manhã, uma esquadra composta de dez naus e três caravelas parte da praia do Restelo, em Lisboa , e após 44 dias de viagem seguindo as águas da corrente Brasil avistam um Monte, que por ser Pascoa é chamado de Monte Pascoal.

Jornal Vida Brasil Texas Zarpando “Descobrimento do Brasil” – Epílogo de uma longa história Destaques

Fonte foto – Wikipédia, a enciclopédia livre.

No dia 22 de Abril a esquadra ancora na praia da Coroa Vermelha, no litoral sul da Bahia, e no dia 26 de Abril Frei Henrique de Coimbra celebra a primeira missa no Brasil.

Jornal Vida Brasil Texas Chegando-na-Bahia “Descobrimento do Brasil” – Epílogo de uma longa história Destaques

Fonte Wikipédia, a enciclopédia livre – Desembarque de Pedro Á. Cabral em Porto Seguro em 1500

O descobrimento do Brasil foi assim o epílogo de uma longa história que só foi tornada realidade pela luta entre católicos e muçulmanos.

Jornal Vida Brasil Texas Missa “Descobrimento do Brasil” – Epílogo de uma longa história Destaques

Fonte foto – Wikipédia, a enciclopédia livre.

Nota – Os fatos históricos apresentados, embora reais, a interpretação dos mesmos foi dada pelo autor que, por não ser historiador, deixa para os leitores a liberdade de aceitá-la ou rejeitá-la.

Por Mario de Araújo Campos

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here