https://www.facebook.com/search/top/?q=Pedro%20Pires%20de%20Toledo
Eu Sergio Lima, ex-jogador de futebol, com 19 anos de carreira, com passagem por vários e diferentes clubes no Brasil, México e Estados Unidos, presto esta homenagem e reconhecimento a este grande amigo e cidadão nota 1000! Professor Pedro Pires de Toledo “Pedrinho”. Profissional honesto, exemplar, peça rara, no ambiente do futebol brasileiro e mundial.
Professor Pedro, excelente preparador físico, e técnico de futebol, ser humano genial, profissional, sério, culto, educado, conhecedor profundo dos segredos e ensinamentos da base do futebol. Pedro tem uma percepção extraordinária, extrema e absoluta dos fundamentos mais elementares que compõe e ajudam desenvolver o melhor no dia a dia da vida do jogador de futebol.
Fonte foto – Acervo pessoal de Walmir Nogueira Junior
Pedro Pires e seu extenso, vitorioso e extraordinário currículo.
No Cruzeiro E,C., 4 vezes – Clube Atlético Mineiro 03 vezes , Bi-campeão mineiro.
EC Vitória da Bahia Campeão Baiano. Guarani FC de Campinas Campeão da Taça de Prata.
Al HILAL da Arábia Saudita (Riad), em 05 passagens 07 vezes Campeão entre eles Copa da Ásia, Copa do Rei, Copa dos Campeões da Ásia, Taça da Federação várias vezes, Al TAE Campeão do Acesso como técnico, Al ITIHAD de JEDDA Campeão do campeonato Nacional como técnico.
Seleção do Qatar como preparador Físico, além de muitos jogos internacionais com clubes Árabes em todos os torneios da Ásia e muitos torneios na Europa.
Jogos internacionais em mais de 60 países com Flamengo do Rio de Janeiro , Cruzeiro E.C., Guarani de Campinas, Clube Atlético Mineiro duas excursões, Associação Portuguesa de Desportos .
Intercâmbio Brasil Estados Unidos, com participação do Partners of América, que resultou no intercambio com a CBD de 30 técnicos de Futebol para os USA e técnico Olímpicos americanos para o Brasil – John Horchok era o contacto na Entidade e a sede era em Chicago.
Professor do curso de Técnica de Futebol pela PUCC.
Como atleta Campeão nas categorias infantil, juvenil de futebol de campo e infantil, juvenil, de futebol de salão, Campeão Universitário de futebol de salão profissional pelo Guarani FC de Campinas. E C.A. Sancarlense como atleta de Futebol Profissional
Fonte fotos neste espaço acima – Wikipédia, a enciclopédia livre.
***
Alguns depoimentos sobre o Professor Pedro Pires
O craque Erb Rocha do Nascimento, ex-Santa Cruz, Guarani e Palmeiras
Fonte foto – Arquivo pessoal de Erb Rocha
Competência, profissionalismo e extrema dedicação. Este cara era na época a essência do bom profissional, tanto é que quando o Tim (Elba de Pádua Lima ) era o treinador e como sempre chegava atrasado aos treinos, o Pedro ministrava os treinos e a imprensa nunca sabia . Por isso que eu o admirava. Erb Rocha.
***
O craque Valdir Carioca, excelente zagueirão do Guarani em 1986, Sport, Inter de Limeira
Fonte foto – Arquivo pessoal de Valdir
Meu querido amigo eterno professor Pedro Pires, quero lhe agradecer nesse momento, dizer que foi com certeza uma dádiva de Deus ter te conhecido e encontrado no meio do futebol. Obrigado por tudo. Amo este cara. Valdir Carioca.
***
O zagueirão Estevam Soares, fera! Como jogador e excelente como treinador de futebol. Começou na base, brilhou nos profissionais do Guarani de Campinas, depois teve passagem vitoriosa no São Paulo e outros vários Clubes do Brasil, disse:
https://www.facebook.com/profile.php?id=photos
Pedro Pires de Toledo Filho, como não lembrar, enaltecer e não falar sobre o professor “Pedrinho”. Na minha humilde opinião, um dos melhores conceituados preparadores físicos, que nestes 48 anos de futebol que tenho como jogador e treinador conheci. Primeiro encontro com o professor foi no Guarani nos anos 70, eu na base ele com os profissionais, mesmo na base acompanhava os trabalhos dos profissionais a dedicação, a parte técnica deste cidadão, sempre com a maior alegria, felicidade e com brilhantismo.
Fonte foto – Arquivo pessoal do Celsão Martins – Prof. Pedro Pires e Prof. Cidinho
Depois passei para o grupo dos profissionais e passei trabalhar diretamente com o professor Pedro, aí pude conhecê-lo melhor, primeiro como ser humano uma pessoa maravilhosa e um cara muito correto. Após, como profissional, não tenho palavras para descrevê-lo, sua condição técnica, dedicação, força, o saber ensinar, a busca para o aperfeiçoamento sempre dos atletas. Na sequência tive a oportunidade de trabalhar mesmo por pouco tempo com ele no São Paulo, eu estava lá e ele chegou contratado, então acabei de formar minha opinião a respeito deste grande profissional uma pessoa realmente a frente da sua época nos anos 70. O Pedro, como disse antes, foi um cara diferenciado naquela ocasião, uma pena não ter tido a oportunidade para alçar vôos mais altos, como chegar a seleção brasileira ou coisa parecida, porque capacidade nunca lhe faltou. Estevam Soares.
***
O professor Pedro nos vários e diferentes clubes por onde trabalhou pôde desempenhar o seu papel, passar suas ideias de forma positiva, algumas das vezes encontrou resistência como ocorre sempre nos clubes brasileiros, mas soube como ninguém viajar por várias vertentes e conseguiu brilhantemente galgar uma história vitoriosa no futebol brasileiro e no exterior, pois trabalhou na Arábia Saudita por muitos anos antes de voltar ao Brasil e encerrar a carreira.
Fonte foto – Acervo pessoal de Walmir Nogueira Junior – Pedro Pires
Pedro Pires foi Campeão várias vezes e trabalhou: Guarani, São Paulo, Atlético Mineiro, Cruzeiro, Portuguesa de Desporto . Pedrinho como excelente preparador físico, exímio conhecedor da base e formação de muitos atletas, a experiência dos anos vividos no ambiente do futebol, ele foi responsável em diferentes ocasiões na recuperação de importantes jogadores, com problemas crônicos de lesões mal curadas e repetidas , que não eram identificadas pelos médicos, e o Pedro através de um bate papo amigável e extremamente pessoal pode identificar inúmeras vezes, pontos que ajudaram a resolver os tais problemas que causava repetidas lesões.
Fonte foto – Arquivo pessoal de Carlos Bidon.
Isso quer dizer confiança, conhecimento, respeito e amizade com os atletas e isso ficou para o resto da vida. Esta é uma das razões pela qual o treinador da seleção brasileira Tite em uma das suas últimas entrevistas para uma importante televisão nacional citou respeitosamente Pedro Pires de Toledo tecendo vários e grandes elogios.
***
Comentário do Professor Pedro Pires, sobre Tite antes seu jogador e hoje treinador da seleção brasileira
Pedro Pires de Toledo Filho, que foi seu preparador físico na Lusa e, depois, no Guarani, tem a lembrança de um jovem mais animado, que já participava do carteado com os companheiros nos meses finais no Canindé. Pedro Pires é um dos responsáveis pela transferência ao Guarani.
Fonte foto – https://terceirotempo.uol.com.br/que-fim-levou/tite-2323 – Importante informação – Vibrando após marcar um gol pela Lusa no Canindé, em 1985. Foto enviada por Emílio A. Duva
À época, era amigo de Leonel de Oliveira, presidente do clube de Campinas, e indicou Tite como possível reforço pela qualidade e pelo comprometimento do jogador.
O ex-preparador, que deixou o futebol há anos, ensina que há “jogadores de bola” e “profissionais de futebol”. Tite pertence à segunda categoria.
Fonte – Deste comentário – https://gauchazh.clicrbs.com.br/esportes/noticia/2018/05/2a-etapa-na-portuguesa-tite-descobre-que-tem-jeito-para-fazer-gols-cjh12ztzq07cc01qopza99y43.html
***
Pedrinho, como é chamado carinhosamente, pelos mais chegados começou sua maravilhosa trajetória no Guarani de Campinas fazendo um magistral trabalho nos profissionais e nas categorias inferiores, ajudou na formação de vários jovens que se tornaram grandes craques, alguns deles chegaram a seleção brasileira e campeões em diferentes times no Brasil. Nomes como Careca, Amaral, Miranda, Renato” Pé Murcho”, Mauro, Nelson, Ricardo ”Cascorão”, Jarbas, Manguinha e muitos outros.
Fonte foto – https://correio.rac.com.br/bau_da_rac – Em 1975: A partir da esquerda, sentados no banco de reservas do Guarani: Roberto Schimdt (médico), Carlito Milanez (diretor de futebol); José Duarte (técnico); Pedro Pedro Pires de Toledo (preparador físico), Dito Brás (massagista), Gilberto (zagueiro); Afrânio (ponta-direita) e João Marcos (goleiro). Sentados fora do banco: Volnei (centroavante) e Bezerra (lateral-esquerdo).
Reconhece alguém nas imagens? Deixe seu comentário ou envie um e-mail para correiopontocom@rac.com.br
O Guarani era uma extraordinária escola, uma máquina de fazer craques, sua organização era respeitada e considerada uma das melhores do Brasil, junto com São Paulo, e Santos.
Fonte foto – Wikipédia, a enciclopédia livre – Estádio Brinco de Ouro da Princesa
O Guarani foi um grande e belíssimo exemplo de gestão por vários anos e o Pedro Pires junto com o genial Sr. Zé Duarte deram uma imensa e fabulosa contribuição, para o benefício, sucesso, reconhecimento nacional e internacional do Bugre campineiro.
Pedro Pires de Toledo, obrigado, pela sua grande amizade e super valiosa contribuição ao futebol
***.
Por Sergio Lima.
Great work!
Prof. Pedrinho deserves this tribute. He was very important for hundreds of athletes all over Brazil. 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻