Um Excelente Negócio, ou Simplesmente ” a Crazy Idea”?!

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1825

Por: Osvaldo Tetaze Maia

A surpreendente venda da

“London Bridge” que foi remontada em

“Lake Havasu City”, Ariozona, USA!

A capacidade de superação e de persistência do ser humano às vezes toma contornos surreais em razão do resultado que se alcança, e nada mais apropriado para exemplificar esse conceito do que a história por trás da compra da “London Bridge” pelo empresário norte americano Robert Paxton McCulloch, um magnata que fez fortuna com a fabricação de motosserras e companhias petrolíferas.

Robert Paxton McCulloch – 11/05/1911 – 25/02/1977

Hoje existem inúmeros projetos imobiliários, obras fantásticas, enfim, não há nada que o homem não possa construir desde a construção das pirâmides, entretanto, há 50 anos, sem a tecnologia atual, a criação de ‘Lake Havasu City’ (Lago Havasu) no Deserto de Mohave, no Arizona, Estados Unidos, é o que se pode considerar o maior lançamento imobiliário da história, não em números e ganhos, se comparado a Dubai de hoje, porém, sem dúvidas, inusitado como nenhum outro projeto similar na história, e isso em razão da “mais louca idéia” que poderia ter sido pensada por um Corretor de Imóveis!

Hoje vemos em Las Vegas a Torre Eiffel, os Canais de Veneza, a Roma antiga, todas réplicas construídas ali mesmo, tudo de ‘papelão e gesso’. Entretanto, nada se compara com a proeza do Empresário McCulloch, que na década de 60 literalmente “comprou” a London Bridge e a transportou para o Arizona nos Estados Unidos, tudo por causa da “brilhante idéia’ de seu Corretor Robert Plummer, falecido em 1997 em Colorado Springs.

Mas para compreender essa façanha, é necessário voltar à década de 50, em Lake Havasu no Arizona, cerca de 250 km de Las Vegas e cerca de 500 km de Los Angeles. Naquela época o governo americano, com o intuito de livrar-se de terras desocupadas e também para fomentar o desenvolvimento dos estados, doou ao estado do Arizona a área do Lake Havasu (Lago), que foi formado pelas águas da Represa Parker (Parker Dam), um pedaço de deserto totalmente inóspito, onde tinha somente uma pista de pouso de aviões da Base Aérea Americana, mas com a península banhada pelas águas da barragem, formando um grande lago.

Lake Havasu, décadas de 50/60

 

 

 

 

 

 Represa (Parker Dam)                                        Lake Havasu e Lake Havasu City na atualidade

Assim o governo do Arizona visando desenvolver esse pedaço de terra prometeu doar essa área para quem se propusesse a desenvolver a região com projetos habitacionais e turísticos, e foi aí que a visão empreendedora de McCulloch entrou em cena e negociou com o estado do Arizona onde recebeu a área através de doação, com a obrigação de desenvolver e fomentar um projeto imobiliário como bem entendesse.

McCulloch então idealizou um projeto habitacional de uma cidade completa, inclusive construiu uma fábrica de motosserras na região também, e contratou como seu Corretor Imobiliário o jovem Robert Plummer que tomou a frente de uma equipe de vendas, e após quatro anos de planejamento e implantação de

infra estrutura, o projeto foi implementado em 1963 e a cidade de “Lake Havasu City” foi estabelecida, e somente foi incorporada em 1978.

Entretanto, já se passavam mais de três anos do lançamento do projeto e em principio de 1968 as vendas ainda não haviam sido alavancadas, ou melhor, estavam completamente estagnadas, pois quase ninguém se interessava por uma propriedade em um lugar onde a temperatura média anual é mais de 30 graus centígrados, chegando a 45 graus em grande parte do ano, seco e árido, com quase 365 dias de sol por ano!

Uma noite o Corretor Robert Plummer leu uma notícia no jornal local em que anunciava que a cidade de Londres iria fazer um leilão para vender a famosa London Bridge. No dia seguinte dirigiu-se ao escritório do Sr. McCulloch e lhe contou essa história com o argumento de que se fosse adquirida essa ponte em Londres e trazida para Lake Havasu City, e remontada lá, certamente as vendas dos lotes iriam despertar o interesse de investidores, pois seria uma atração na futura cidade!

Ao escutar o Corretor, dizem os que testemunharam a reunião, que o Empresário levantou-se e disse: “That’s the craziest idea I have ever heard,” ! (Esta é a história mais louca que jamais ouvi). Talvez seja possível hoje imaginarmos a “cara” do empresário ao escutar tal argumento de seu Corretor de Imóveis responsável pelas vendas de seu projeto imobiliário, um dos mais ambiciosos daquela época no país!

Voltando aos dias atuais, há no anedotário popular dos britânicos que um americano na década de 60 comprou pelo dobro do preço que valia na época a London Bridge, pensando que estaria levando a “Tower Bridge”!

Tower Bridge

Bem, a história é a seguinte: a confusão que ocasionalmente os estrangeiros fazem ainda hoje, é que quando se fala em visitar a “London Bridge”, a primeira imagem que vem à cabeça é a da famosa “Tower Bridge”, com suas duas torres e que o vão central é suspenso para a passagem de navios pelo Rio Tâmisa, e é um dos cartões postais mais fotografados do mundo.

Se digitar no Google “London Bridge”, nas imagens, o que mais aparece são fotos da “Tower Bridge”, então é crível que há cinqüenta anos, no meio do Arizona, um Corretor de imóveis e um Empresário realmente pensaram que iriam a Londres comprar a famosa ponte das duas torres! https://www.google.com.br/search?q=London+bridge&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=0ahUKEwiKnuew8O7YAhVDhZAKHcsAC80Q_AUICigB&biw=1517&bih=653

Atual London Bridge em Londres


Ocorre que a cerca de 500 m de distância da “Tower Bridge” está a “London Bridge”, não menos importante para o sistema viário Londrino e uma das artérias principais do centro de Londres, e esta sim foi realmente vendida na década de 60 para o empresário americano, pois a Prefeitura iria construir uma nova “London Bridge”, pois a antiga já não comportava mais o tráfego de veículos já que havia sido construída entre 1825 e 1831 e já dava sinais de fadiga.

Imagem Google das duas Pontes em Londres

Vista da “Tower Bridge” desde a atual “London Bridge”

London Bridge atual

Retornando ao “Lake Havasu” na década de 60, a história não esclarece como o Corretor de Imóveis do Sr. McCulloch o convenceu a aceitar mais essa “pequena empreitada” em seu já quase morto projeto imobiliário, mas fato é que o empresário acatou a idéia!  Assim, Robert Plummer, o Corretor, idealizou todo o procedimento de participação na licitação em Londres, e para lá partiram para acompanhar todo o processo.

Vencida a licitação pelo empresário McCulloch, o qual pagou a quantia de cerca de US$ 2.5 milhões de dólares, o dobro do que pensava vender a Prefeitura de Londres, havia agora a próxima etapa a ser realizada: o desmonte da ponte e seu transporte até o Arizona!

Também não está claro na história em que momento o Corretor e o Empresário tomaram conhecimento da ponte que iriam comprar, pois dizem que desde que o Corretor leu a notícia, sabia que não se tratava da “Tower Bridge”. Eu duvido!

Mas esse não é o caso aqui, vez que a tônica da crônica é narrar uma das mais fantásticas histórias de sucesso de empreendedorismo, pois pretendo deixar para que cada um tire suas conclusões sobre essa questão: eles sabiam qual a ponte que iriam comprar ou não?!

Durante a pesquisa sobre o custo do transporte, que não estava sendo “baratinho”, o Corretor descobriu que um Estaleiro da Inglaterra estava terminando um cargueiro para um cliente americano, e teria por contrato, o dever de entregar o navio nos Estados Unidos sem carga alguma, e então os contatou para propor pagar ao Estaleiro todos os custos da viagem, e em troca eles levariam a “London Bridge” desmontada como carga. A história não conta como foi “a cara” do dono do Estaleiro quando recebeu essa proposta de um Corretor de Imóveis, mas concordou!

Acertado o frete marítimo começou o desmonte da ponte, e descobriram que cada pedra quando da construção original em 1825 tinha um código numérico que indicava a sua posição, e assim facilitaria a sua remontagem no Arizona.

Ladrilhos numerados

Pronto, a “London Bridge” estava desmontada e embalada para ser embarcada para os Estados Unidos! O cargueiro partiu de Londres e foi via Canal do Panamá até o Porto de Long Beach na Califórnia, onde a “ponte” foi transportada em caminhões até “Lake Havasu”, no Arizona, uma distância de cerca de 500 km, e iniciou sua montagem em 1968!  O custo do desmonte da ponte, do transporte marítimo e rodoviário foi de US$ 7 milhões de dólares, quase três vezes o valor da ponte, porém cinco vezes mais barato que um frete normal se o Corretor Robert Plummer não tivesse encontrado aquele Estaleiro!! Agora era “só” montar a ponte em “Lake Havasu”!

A remontagem iniciou em 23 de Setembro de 1968 com a implantação da ‘pedra inicial’ com a presença do Prefeito de Londres e mais um Engenheiro Civil Londrino que trouxe as plantas originais para auxiliar no processo de remontagem, não sem antes este Engenheiro ter sido convencido de que a “London Bridge” seria remontada no Deserto do Arizona, “no seco”, sem um rio qualquer passando por baixo!

Sim, a idéia original de McCulloch e Plummer era simplesmente remontar a “London Bridge” no “meio de Lake Havasu City”, e em seu entorno a cidade iria crescer com a ponte sendo um monumento de visitação, uma atração turística, do que é conhecido também hoje a famosa ponte como o “maior item de coleção” jamais vendido e transportado em toda a história!

         Remontagem da “London Bridge” no deserto do Arizona 1964

Do nosso dicionário encontramos o termo “rocambolesco”, originário de um personagem Francês de vários romances e que hoje adaptamos como algum fato repleto de aventuras inverossímeis, enredado, cheio de peripécias, e por aí vai, portanto, essa é a expressão que encontro e a que mais se encaixa em toda essa história ocorrida há cinco décadas, onde um empreendedor e um Corretor de Imóveis planificaram e executaram a compra de uma ponte em outro Continente, para desmontá-la, transportar até o outro lado do mundo e remontá-la em cima de um deserto, para ser mais uma atração turística de uma cidade que ainda não existia!

Já ‘conhecendo’ esses dois americanos até aqui, fico imaginando ‘cá com meus botões’ quando eles foram visitar a ponte já totalmente remontada no meio do ‘nada’, planejando uma nova estratégia de vendas para o projeto imobiliário de “Lake Havasu City, com nova publicidade e com o destaque para o ‘Monumento Europeu’ que haviam instalado, uma das mais famosas pontes do mundo, sem um rio passando por baixo! Foi então que, imagino eu ainda, o Corretor olhou para o Empresário e comentou, não sem antes pigarrear: “…O Sr. não acha que tinha que ter um rio passando por baixo dessa ponte”? E imagino ainda mais a cara do Sr. McCulloch olhando para Robert Plummer e dizendo: “a river”?!

E assim foi ‘construído’ um rio para passar por baixo da “London Bridge” deserto de Mohave, no Arizona, em “Lake Havasu City”!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Dragagem do Rio cortando a península de Lake Havasu formando a Ilha de Lake Havasu City

Assim, em 10 de Outubro de 1971 a ponte foi aberta ao público com muita festa e comemoração, com a presença de mais de 50 mil espectadores, fogos de artifício e o Prefeito de Londres, Lord Mayor além de outras celebridades.

A partir daí, “Lake Havasu City” e o projeto imobiliário de McCulloch começaram a deslanchar com a campanha maciça idealizada pela ‘dupla’, onde levaram para visitação cerca de 37.000 potenciais compradores de todo o país em mais de 2.700 vôos por mais de quatro anos, para visitar a única “Ilha em pleno deserto”, tudo “free”!

Vista aérea de “Lake Havasu City” atualmente

Vista aérea de “Lake Havasu City” atualmente

Vista aérea de “Lake Havasu City” atualmente

“Lake Havasu City” atualmente

Placa Comemorativa

Esportes aquáticos de “Lake Havasu City”

“Lake Havasu City” atualmente

Os famosos ladrilhos da “London Bridge” atualmente

Os “free flights” com potenciais compradores duraram até 1978, e hoje a cidade é um dos pontos turísticos mais visitados entre os americanos e turistas

de vários países, com mais de 3 milhões de visitantes por ano, que além de fugir do rígido frio no inverno americano, superlotam a cidade no verão.

E assim, uma inusitada transação imobiliária que tinha tudo para ser um dos maiores ‘micos’ da história, converteu-se em um estrondoso fenômeno imobiliário, convertendo um deserto em um ‘oásis’ de turismo, pois quando McCulloch faleceu em 1977, apenas quatro anos após a inauguração do complexo, todos os custos do investimento já haviam sido recuperados com a venda de quase 100% do empreendimento!

E fica a lenda popular de que McCulloch e Plummer, equivocadamente, compraram a “London Bridge” pensando que iriam levar a “Tower Bridge”, a famosa Ponte com duas torres sobre o Tâmisa, influenciados pela massiva publicidade que o Concelho da cidade de Londres na época fez, principalmente na mídia americana. Ivan Luckin” o membro do Concelho que vendeu a ponte, sempre alegou veementemente que a cidade de Londres “vendeu a ponte honestamente”. Há quem duvide!

Verdade é que até hoje quando se fala em “London Bridge”, a primeira imagem que vem a cabeça é a da famosa ponte com as duas torres, portanto, nosso Corretor Plummer quando levou a idéia para McCulloch, também deve ter visto nessa compra a solução para “Lake Havasu City”!

Mais sobre o tema: http://www.dailymail.co.uk/travel/article-1262562/Tower-Bridge-sold-America-130million-billionaire-buys-right-bridge-time.html#ixzz54Bc8sQLf

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BIOGRAFIA ****** Sérgio Lima, ex-jogador profissional de futebol, natural de Campos dos Goytacazes, começou sua carreira no Americano onde jogou em todas as categorias e foi campeão Estadual no ano de 1969. Em 1970, transferiu-se para o juvenil do América do Rio, tornando-se artilheiro da Taça Guanabara de 1973 e vice-artilheiro brasileiro Carioca de 1973. Em 1974, sua história foi ilustrada luxuosamente com o Internacional de Porto Alegre, Hexa Campeão Gaúcho invicto. Em 1975, formou um excelente time do Guarani de Campinas, com grandes jogadores, Ziza, Amaral,Renato, Miranda, Davi, Alexandre Bueno, Edinaldo, Erb Rocha, Sergio Gomes, Hamilton, Rocha. que foi base do Campeão em 1978. Em 1976, transferiu-se para o futebol mexicano onde ficou por 8 anos: Club Jalísco, e Atlas Fútbol Club ambos da cidade de Guadalajara, Morélia da cidade de Morélia, Michoacan e Union de Curtidores da cidade de Leon, Guanajuato. Em 1984, retornou ao Brasil para o Botafogo do Rio. ****** Em 1985 foi contratado pelo Cabofriense, da cidade de Cabo Frio,estado do Rio, onde encerrou sua carreira. Presente em Guadalajara na Copa do Mundo 1986 no México, trabalhou como comentarista esportivo na rádio local chamada "Canal 58" de Guadalajara. Após a copa do Mundo de 1986, começou sua trajetória de 30 anos, nos Estados Unidos da América,, onde foi convidado pela Universidade de Houston Texas, através do seu responsável o excelentíssimo Professor Franco para participar como instrutor do “Cugar Soccer Summer Camp” durante duas semanas. Na sequência, depois de várias participações, em diferentes Soccer Camps no Texas, fundou, oficializou e legalizou a Brazilian Soccer Academy com o apoio espetacular do grande amigo Skip Belt. Com experiência de muitos anos dentro do campo, passou conhecimento e os fundamentos básicos do futebol do Brasil para um número incontável de jovens americanos. ****** Convidado pelo consulado Mexicano, idealizou e apresentou o projeto Houston Soccer After School Program para City of Houston Park and Recreation em 1994, para benefício de crianças e jovens entre 6 a 17 anos. Isso ocorreu na área metropolitana da cidade, onde concentrava a grande maioria de crianças e jovens negros e mexicanos, na época estavam com extremo e grande problema social que os envolvia com drogas e as abomináveis gangues. Desafio aceito, e o programa foi desenhado, aproveitando a infraestrutura dos Parks da cidade. O passo a passo foi dividido em três fases básicas: 1 - Criou-se liga em cada Park, onde havia jogos entre eles. 2 – Todos os meses havia Torneios entre todos os Parks. 3 - Criou-se seleções para jogarem contra jovens das outros áreas, e diferentes estados, sempre cuidando com os mínimos detalhes dos dispositivos e ensinamentos básicos do respeitado futebol do Brasil, para atrair e motivar a todos. O requisito principal era estar e manter boas notas e presença na escola, para desfrutar dos benefícios, recebendo gratuitamente todos os materiais de primeira linha doados por um conhecido patrocinador. Finalmente, aos 17 anos tinham a oportunidade de receber uma bolsa de estudos para ingressar em uma universidade americana. Foi apresentado e aprovado e Sérgio se transformou em funcionário público da cidade de Houston por 17 anos, até a sua aposentadoria. Muitíssimos jovens foram beneficiados pelo programa mudando radicalmente suas vidas, as drogas e gangues desapareceram. Sérgio fez o curso de treinador da Federação Americana de Futebol, recebendo a "Licença National B' e assumiu como Coach principal da South Texas Soccer Select Team Open Age From 1994 to 1996, tornando-se o primeiro treinador brasileiro e negro "Afrodescendente" a dirigir a Seleção do Sul do Estado do Texas. ****** No ano de 1992, Fundou o Jornal Vida Brasil Texas, tornou-se editor, onde ficou por 28 anos, sendo 24 anos impressos e os últimos 4 anos digital em português. Fundou em 2004, a Revista Brazilian Texas Magazine, é seu Editor . A revista até 2015 foi impressa, em 2016, passou a publicação digital em inglês. ****** 1 - Compositor, teve participação do CD Brasil Forever 1997 da Banda brasileira no criada no Texas em 1993 com finalidade de promover a cultura do Brasil. Banda “Atravessados de Houston” – Texas, com tiragem de 10 mil CDs. Sérgio Lima teve a participação com 10 músicas 8 autorais e mais duas com parcerias. 2 - Compositor da música “I Love Rio”, escrita e inglês em homenagem ao Rio de Janeiro, com a luxuosa interpretação da excelente Elicia Oliveira em ingrês (Está disponível no YouTube). https://www.youtube.com/watch?v=l39hfwOkyYU&t=18s ****** Representou a comunidade brasileira do Texas na I Conferência “Brasileiros no Mundo”, realizada em maio de 2008, com uma extrema característica acadêmica. ****** A II Conferência “Brasileiros no Mundo”, realizada em outubro 2009, se desenvolveu com uma acentuada conotação política, tornando, em certos momentos, o diálogo tenso, desconfortável e, até certo ponto, cansativo, devido à falta de elasticidade de algumas lideranças, acostumadas, creio, a pontuar e determinar o rumo das conversas e decisões, em suas áreas ou comunidades no Palácio Itamaraty, no Rio de Janeiro, de iniciativa da Fundação Alexandre de Gusmão – FUNAG, órgão ligado ao Ministério das Relações Exteriores – MRE. ****** Sérgio criou o espaço Brasil especial na Biblioteca central da cidade de Houston e conseguiu doações de livros de algumas instituições das comunidades brasileiras de outros estados americanos para compor o espaço. Recebeu o Prêmio Brazilian International Press Ward, por 3 vezes, em reconhecimento pelos trabalhos como editor do Jornal Vida Brasil Texas em português, e revista Brazilian Texas Magazine em inglês – 2011. ****** ORIGINAL ARTICLE “AFRO DECENDENTES NA MÍDIA BRASILEIRA”. You are a winner for the 15th Annual Brazilian International PRESS AWARDS. Your outstanding performance and contribution for the Brazilian Culture was recognized by the Media and Cultural Leaders of the Brazilian Community in the United States. Join us for the 15th celebration of the Brazilian Cultural presence in the U.S. The Award Ceremony will be held at the Cinema Paradiso • Fort Lauderdale May 3rd 2012.

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