Fonte foto – https://www.facebook.com/pg/pinhalcity/about/?ref=page_internal
Espírito Santo do Pinhal é um município brasileiro do estado de São Paulo . Localiza-se a uma latitude 22º11’27” sul e a uma longitude 46º44’27” oeste, estando a uma altitude de 870 metros. Sua população, conforme estimativas do IBGE de 2018, era de 44 186 habitantes, resultando em uma densidade demográfica de 107,61 hab/km².
Dezembro é um mês especial para Espírito Santo do Pinhal. Nós, pinhalenses, temos o privilégio de comemorar duas datas especiais: o nascimento de Jesus Cristo e o aniversário de 170 anos dessa cidade que tanto amamos. Um feliz Natal e um ano novo repleto de grandes realizações! Parabéns Espírito Santo do Pinhal!
Publicado por Prefeitura de Espírito Santo do Pinhal em Sexta-feira, 20 de dezembro de 2019
Fonte video – Prefeitura de Espírito Santos do Pinhal
O município foi oficialmente denominado apenas Pinhal de 1938 a 1974. Espírito Santo do Pinhal foi fundada em 1849, após disputas por terras com tiroteios e ameaças entre os envolvidos, por Romualdo de Sousa Brito, natural de Santa Cruz das Palmeiras.
Fonte foto – Carlos Eduardo Inácio – https://www.facebook.com/pg/pinhalcity/about/?ref=page_internal
As terras dessa cidade pertenciam a Fazenda do Pinhal, antiga Sesmaria. Tratava-se de uma enorme fazenda dominada pela árvore araucária, nascentes e florestas exuberantes. Em 1902 o município participou da chamada Revolta de Ribeirãozinho, movimento conservador que ocorreu na cidade de Ribeirãozinho (hoje Taguatinga ), em São Paulo, e que tinha como objetivo fundamental a restauração da monarquia e a coroação de Dom Luiz de Orleans e Bragança.
Fonte foto – Carlos Eduardo Inácio – https://www.facebook.com/pg/pinhalcity/about/?ref=page_internal
A Igreja Matriz, que aparece em ambos os postais, existe desde a fundação da cidade, inicialmente era uma pequena capela. Em 1886 através do Vigário Monte Negro começaram a ser levantadas as paredes de taipa e nesse mesmo ano Pinhal recebeu paramentos para a igreja matriz dentre eles a imagem de São Sebastião que permanece até hoje no altar. Em 1897 a igreja já estava construída e com a fachada atual. Reformas e construções eram realizadas através de doações. O sino foi doado pelo Capitão Cassimiro Teixeira Rios e sua esposa. O relógio poli-facetado, importado da Alemanha foi uma doação do Capitão Leocádio Gomes de Faria. A segunda cúpula foi construída nos anos 30, seus altares em madeira foram esculpidos pelo Sr. Françoso e as belíssimas gravuras feitas por Aldo Cardarelli.
Fonte foto – https://www.facebook.com/pg/matrizpinhal/posts/?ref=page_internal Igreja Matriz de Espírito Santos.
***
O Jornal Vida Brasil Texas, teve imenso prazer em conhecer a cidade Espírito Santo do Pinhal e em particular a satisfação de mostrar um pouco da experiência que tivemos nesta acolhedora e charmosa cidade do interior paulista. O bom humor, alegria e gentileza são a base da população. Quero apresentar para todos, nosso ilustre anfitrião o Sr. João da Silva, sua esposa dona Cida e seu filho Guilherme, cidadãos nascidos e criados na cidade.
Fonte foto – Sr. João Da Silva – Arquivo pessoal do Vida Brasil Texas
Com laços familiares, com Luiz, Luciana, Marcia e Luiza Rosalen, gentilmente nos receberam em sua residência e entre um café e outro, e a preparação do churrasco o bate papo animado fazia o tempo voar.
Fonte foto – Arquivo Vida Brasil Texas.
Seu João parecia tirar da cartola, uma e outra história extremamente engraçadas, ele contava de forma tão convincente que não deixava dúvidas da veracidade dos fatos ali relatados, sempre com um sorriso maroto no rosto. Sendo assim, deixo por conta de vocês o tradicional. Acreditem se quiser!
Fonte foto – Arquivo do Bar do Nego – https://www.facebook.com/bardonegopinhal/photos/
Primeira pérola.
A) Nos contou que tinha um carro que as luzes era a vela, ou seja: Quando anoitecia e ele tinha que sair, acendia uma vela colocava no lugar onde hoje existe o farol, fechava e seguidamente fazia o mesmo do outro lado. Tranquilamente entrava no seu automóvel e dava partida. Maravilhosamente o caminho ficava iluminado para toda viajem.
Fonte foto – Arquivo do Bar do Nego – https://www.facebook.com/bardonegopinhal/photos/
Segunda pérola.
B) Disse que certo dia ao encontrar seus amigos em um bar, um desses amigos trazia nos braços um gato, e com gritos bem altos, desafiava a todos no local para uma aposta, dizendo que poderia colocar juntos em um prato café com leite e o gato só beberia o leite. O primeiro a ser provocado e desafiado, olho no olho, para apostar, foi seu João Silva, mas ele disse que não aceitava! O desafio era de 100 reais. O cidadão continuou gritando, Quem? Quem vai? Diga aí, quem vai? De repente vinda lá do fundo do bar, uma voz grossa, forte, bem alta, rouca, com tom ameaçador disse ! Eu, Eu, Eeeuuu aposto 800 reais! Agora ponha seu dinheiro na mesa. O cidadão dono do gato não tinha a quantia requerida pelo apostador de voz ameaçadora, pois ele estava preparado para apostar só 100 contos!
Fonte foto – Wikipédia, a enciclopédia livre
Ok, disse imediatamente pediu emprestado ao dono do bar e alguns amigos presentes e rapidamente conseguiu a quantia para garantir a aposta. Pronto, aqui está o dinheiro, colocando a quantia sobre a mesa, o outro cidadão também colocou os seus 800 e disse vamos começar. O dono do gato colocou um prato em cima da mesa, colocou leite dentro, tirou do bolso vários grãos de café que trazia, colocou também no prato na sequência, pois o gato em cima da mesa. Imediatamente o gato bebeu todo o leite que estava no prato, deixando os grãos de café que estavam dentro do prato intacto.
Fonte foto – https://www.facebook.com/GatoRindoAtoa/photos/a.531493900313123/531493840313129/?type=1&theater
A galera que parecia em dia de clássico Brasil contra Argentina nos anos do Pelé, gritavam, já ganhou, já ganhou, o dono do gato rapidamente foi recolhendo a grana e saiu imediatamente. O outro cidadão ficou doido de raiva e o riso foi geral.
Fonte foto – Wikipédia, a enciclopédia livre – Fonte texto – Sergio Lima .
***
Dois ilustres e importantes personagens nascidos em Espírito Santo do Pinhal.
Fonte foto – Wikipédia, a enciclopédia livre. – Blecaute o General da Banda
Nome completo Otávio Henrique de Oliveira, também conhecido(a) como General da Banda, foi um cantor e compositor brasileiro. Local de nascimento Espírito Santos de Pinhal dia 5 de Dezembro de 1919, veio a falecer 9 de Fevereiro de 1983 aos 63 anos no Rio de Janeiro. Aos seis anos, órfão de pai e mãe, foi para São Paulo. Trabalhou como engraxate e jornaleiro. Em 1933, participou do programa de calouros A Peneira de Ouro, na Rádio Tupi .
Fonte foto – youtube.
Em 1941, já cantava na Rádio Difusora, adotando o nome artístico de Black-Out, mais tarde aportuguesado para Blecaute, sugerido por Capitão Furtado, que lia na imprensa diária sobre ‘blackouts’ na Inglaterra, o governo inglês cortava a energia elétrica para dificultar o bombardeamento da Luftwaft de Hitler contra Londres. Apesar de ser um apelido francamente racista devido a cor de Octavio, ele aceitou como já tinha aceitado coisas piores ainda anteriormente. Em 1942, contratado pela Rádio Tamoio, foi para o Rio de Janeiro.
Fonte foto – http://www.camarapinhal.sp.gov.br/site/index.php/home/2708-blecaute-junior-visita-a-camara-municipal – Blecaute Júnior, filho do cantor Blecaute, visita a câmara Municipal de Pinhal.
Lá apresentou-se também na Rádio Mauá e na Rádio Nacional Em 1944 participou, como cantor, do filme Tristezas não Pagam Dívidas e gravou o primeiro disco, Eu agora Sou Casado. O Carnaval 1949 de trouxe os grandes sucessos “O Pedreiro Valdemar” (de Wilson Batista e Roberto Martins) e “General da Banda” (Tancredo Silva, Sátiro de Melo e José Alcides), que lhe valeria a alcunha que carregaria para o resto da vida. Em 1954, faria participações nos filmes Malandros em Quarta Dimensão, de Luiz de Barros , e O Rei do Movimento, de Victor Lima e Hélio Barroso.
***
Fonte foto – Arquivo pessoal no facebook do João Batisa (Tio Barnabé)
João Batista Acaiabe (Espírito Santo do Pinhal, 14 de maio de 1944) é um ator, locutor, contador de histórias, radialista e professor de interpretação brasileiro. Famoso por suas participações no Sítio do Pica pau Amarelo entre 2001 a 2006 como Tio Barnabé, o Seu Pimpinonni na nova versão da telenovela Uma Rosa com Amor e por ter interpretado o cozinheiro Chico no remake de Chiquititas entre 2013 a 2015.
Fonte foto – Arquivo pessoal no facebook do João Batisa (Tio Barnabé).
Outro programa que o deixou muito conhecido foi o infantil Bambalalão da TV Cultura, onde contava histórias para as crianças da platéia. No cinema já atuou em mais de duas dezenas de filmes, porém o que lhe deu mais notoriedade foi o curta-metragem O Dia em que Dorival Encarou a Guarda dirigido por Jorge Furtado e José Pedro Goulart que lhe rendeu o prêmio de melhor ator e o kikito no Festival de Gramado em 1986.
***
Por Sergio lima.