Jamón Pata Negra “Oro Graso” – A origem e o sabor inigualável do ‘Jamón’ Espanhol!

0
2112

Por Osvaldo Tetaze-Maia.

O ‘Porco Preto Ibérico, mais conhecido por ‘PATA NEGRA’, é uma raça do porco doméstico (Sus scrofa mediterraneus) que é nativa da área do Mediterrâneo. O Pata Negra, cuja única origem pode ser rastreada até aos tempos antigos, é encontrado em rebanhos agrupados no território central e sul do Península Ibérica, predominantemente no sudoeste da Espanha.

A teoria mais aceita é que os primeiros porcos foram trazidos para a Península Ibérica pelos fenícios da costa oriental do Mediterrâneo (atual Líbano), onde se cruzaram com javalis. Este cruzamento deu origem às primeiras raças ibéricas, cuja origem, neste caso, pode ser rastreada até cerca do ano 1000 aC.

No destaque a localização da região de Extremadura.

A Encina, de onde brota um certo tipo de castanha que alimenta os porcos ‘Pata Negra’ (Bellotas na Espanha), é considerada a árvore Nacional da Espanha e a mais representativa da floresta Ibérica Mediterrânica, e que se pode considerar eterna e nativa dessa região, de tamanho médio, e mundialmente conhecida como a árvore que dá o fruto da ‘Bellota’.

Campo de Encinas.

A produção de porco ibérico está profundamente ligada ao ecossistema mediterrânico. É um exemplo raro na produção mundial de suínos, onde o porco contribui de forma tão decisiva para a preservação do ecossistema. A raça ibérica é atualmente um dos poucos exemplos de uma raça domesticada que se adaptou a um ambiente bucólico, onde a terra é particularmente rica em recursos naturais.

Porco ‘Pata Negra’ se alimentando das ‘bellotas’, fruto das Encinas,

e o pernil em período de maturação de até quatro anos (ou mais) até estar pronto para consumo.

Os números da raça ibérica foram drasticamente reduzidos desde 1960 devido a vários fatores tais como surtos de peste suína africana e a diminuição do valor da gordura animal. Nos últimos anos da década de 2010, no entanto, a produção de suínos do tipo Ibérico aumentou para satisfazer a nova demanda por carne de qualidade superior. Ao mesmo tempo, melhoramentos genéticos levaram ao desaparecimento de algumas variedades ancestrais, entretanto, os criadores que ainda mantém a genética original dos animais conseguem um padrão de carne mais saboroso e nutritivo, o que faz com que sua carne seja muito apreciada e bem valorizada no mercado.

 

 

‘Jamón Pata Negra’ pronto para ser saboreado.

Ademais, o porco ibérico Pata Negra é de cor escura, vai do preto ao cinza, com pouco ou nenhum pelo e um corpo magro, dando assim origem ao nome familiar, como os animais vivem livremente, eles estão constantemente em movimento e, portanto, queimam mais calorias do que outras espécies de porco.

A raça ibérica constitui a maior das populações sobreviventes de suínos de tipo mediterrânico. A população de suínos ibéricos manteve-se durante séculos em grandes manadas a pastar nos esparsos bosques de sobreiros e sobreiros do Sudoeste da Península Ibérica. A morfologia do porco ibérico (pele e pelos escuros, focinho pontudo e pernas fortes) torna-o resistente à insolação e às altas temperaturas do verão e adapta-o ao pastoreio. De novembro a fevereiro, pode ser rapidamente engordado pelo consumo de bolotas, gramíneas, pequenas raízes e bulbos disponíveis.

Fábrica na cidade de Higuera la Real, Extremadura, Espanha.

Fábrica na cidade de Higuera la Real, Extremadura, Espanha.

A fábrica de “Jamón” e embutidos “ORO GRASO” está localizada no sopé da Serra Morena e a 650 metros acima do nível do mar, a pouco mais de uma hora de carro desde Sevilha, onde encontra-se um dos ambientes ecológicos mais exclusivos da geografia espanhola, na cidade de Higuera de la Real, uma vila rodeada de profundos espaços florestais. Nesta zona da serra Espanhola, o clima é favorável à criação de porcos ibéricos e à cura de presuntos e embutidos ibéricos do porco Pata Negra da marca ‘Oro Graso’, com verões moderadamente quentes e invernos relativamente rigorosos e secos.

Oro Graso é uma empresa familiar com mais de 50 anos de história e tradição, fundada por Manuel Hernández Martínez em 1961, e desde então dedica-se à criação tradicional e à produção de produtos de carne de porco ibérico de alta qualidade. A marca Oro Graso é garantia de qualidade pela sua elaboração tradicional cuidadosa e aperfeiçoada de enchidos.

Família Martinez com os fundadores ao centro.

Processo de Fabricação

As peças são cortadas por pessoal especializado em várias partes, de acordo com seu uso comercial. As carnes nobres do porco são escolhidas para a transformação de embutidos como as lingüiças, e salames.

Os presuntos, especialmente os frescos, têm de ser muito controlados na higiene, pois nesta fase o presunto tem uma umidade elevada e o sal ainda não penetrou.

É o momento em que há maior probabilidade de alterações ou perda da qualidade do sangramento. Seu controle é, portanto, minucioso e exaustivo.

Cura de 3 a 4 anos em ambiente refrigerado.

. SALGA

A salga consiste em colocar o presunto em contacto com o sal marinho para que penetre na massa muscular. Este processo é realizado enterrando os presuntos nas pilhas características de sal marinho, para favorecer a sua desidratação e assim conseguir uma perfeita conservação.

E o segredo do tempero natural adicionado ao sal marinho é que dá o sabor único para o ‘Jamón Pata Negra’, e é guardado a sete chaves e vem passando de geração a geração na família Martinez.

Após a salga, o presunto é submetido a uma lavagem com água fria ou morna para eliminar o sal e permitir o crescimento da flora no exterior do presunto.

Esta fase é muito importante, pois um presunto de qualidade não deve ser salgado, pelo contrário, seu sabor deve ser levemente adocicado.

· SECAGEM NATURAL

O mestre de presunto, seguindo tradição e experiência, deve combinar os fatores de microclima, umidade, temperatura, altitude e velocidade do ar, direcionando um processo que favorece a difusão da gordura da bolota, entrando nas fibras musculares do presunto, impregnando-as de uma incomparável aroma.

As temperaturas da sala de secagem natural para presuntos são convenientes para que comecem suaves e para que a umidade relativa seja a mais baixa possível. O

controle desse processo é tão importante que diferentes secadores na mesma área produzem produtos diferentes.

· ENVELHECIMENTO EM ADEGA

Para atingir uma maturação lenta, os presuntos vão para as caves no final do verão, pois são naturais e mantém temperaturas mais estáveis e frescas que o secador, cerca de 10º centígrados no inverno e cerca de 20º no verão.

As peças do ‘Jamón Pata Negra’ maturam mais lentamente, ficando na adega entre 18 e 30 meses. Durante esses meses, os compostos que compõem o aroma se concentram e terminam seu desenvolvimento por meio de reações químicas lentas potencializadas pela presença de leveduras e fungos na superfície da peça.

O “bouquet” do presunto deve ser característico dele, pois a desidratação da peça é mais lenta do que nas outras fases, chegando ao final do processo com perda de peso no momento do consumo de 32 a 36 por cento, dependendo da raça e idade do o animal.

· REGIÃO DE ‘LA DEHESA, EXTREMADURA, ESPANHA

A região de ‘La Dehesa de Extremadura’, com quase 2,2 milhões de hectares, é um dos ecossistemas mais singulares da Península Ibérica, constituído majoritariamente por Encinas, a árvore das ‘bellotas’. O montado, por definição, é uma floresta clara de sobreiros ou sobreiros, derivada da atividade humana, recuperando terras da floresta para suas pastagens.

‘Bellotas’, um tipo de castanha que alimenta os porcos Pata Negra.

O termo ‘Dehesa’ tem sua origem no castelhano definindo o termo como “defesa”, que se refere à extensão de terra destinada ao pastoreio livre do gado dos povos que viajaram pelo sudoeste espanhol na Idade Média.

Os romanos instalados nas proximidades da Vía de la Plata (uma rota criada pelo Império Romano) usavam a ‘Dehesa Extremeña’ para o cultivo e pastagem de porcos ibéricos. Os romanos já eram experientes curadores de presuntos e derivados do porco ibérico.

A sua localização geográfica abrange as duas províncias da Extremadura (Badajoz e Cáceres) e estende-se também a algumas zonas vizinhas de Portugal, Salamanca e Huelva. O ecossistema da região de ‘La Dehesa de Extremadura’ é um dos mais bem preservados da Europa, onde coexistem espécies de gado (ovelha merino, porco ibérico, cabra Retinta, cavalos espanhóis de raça pura) com fauna nativa selvagem (javali, lobo ibérico, lince, águia imperial, abutre, cegonhas).

Plaza de la Constitución – Higuera la Real

· ROTA DO PRESUNTO

‘La Dehesa’ pode ser considerada o eixo cardeal da rota do presunto ibérico e ponto de partida da Rota do Presunto, a Mostra do Presunto de Jerez de los Caballeros, que se realiza na segunda semana de maio e que, sem dúvida, é atualmente a maior vitrine deste produto e de todos os derivados da carne suína.

Em um concurso esplêndido, colorido e cheio de nuances, são apresentadas as principais variedades industriais e artesanais da região. É um prazer saborear as esplêndidas porções, nascidas de um corte natural e tradicional, que podem ser obtidas nos diferentes estandes. Da mesma forma que se pode ir ao chamado do lombo, da lingüiça ou do chouriço vermelho, todos eles com certificado de natureza do pai e porco muito ibérico.

As cidades de Fregenal de la Sierra, Llerena, Higuera la Real, Segura de León, Cabeza la Vaca, Calera de León, Fuente de Cantos, Zafra, Oliva de la Fronter, Monesterio e Jerez de los Caballeros compõem um percurso no qual, iniciando o ritual da mesa com presunto ibérico e outros embutidos, pode ainda desfrutar de uma rica e variada gastronomia de produtos silvestres como azeitonas, espargos bravos e champignons, todos eles abundantes, saudáveis e frescos por toda a serra.

Cáceres, Extremadura – Espanha.

Um dos inúmeros prêmios conquistados na Espanha pela ‘Oro Graso’, como o melhor ‘Jamón Pata Negra’ da Europa.

O trabalho do ‘Mestre em Jamón’ é desenvolvido em estreita direção e controle das etapas que compõem o processo de elaboração do nosso Presunto Ibérico, e a Feira do Presunto Ibérico surge da necessidade de criar um ponto de encontro específico entre os transformadores e produtores de Presunto Ibérico, procurando assim unificar num único local todo o potencial industrial e comercial da região, de forma a conseguir uma maior divulgação no exterior e servir como uma vitrine para a crescente demanda do mercado.

Com base na sua tipologia, o ‘SALÓN DEL JAMÓN IBERICO’, constitui-se como a exposição monográfica onde o único protagonista é o presunto ibérico de bolota, produto estrela de Espanha.

Dezembro/2021 em visita a Fábrica em Higuera La Real, Extremadura, Espanha.

Região de ‘La Dehesa’, Extremadura, Espanha – https://www.youtube.com/watch?v=GgamLPvvw6A ‘Jamón Oro Graso’ – https://www.youtube.com/watch?v=BHRAM9y9e-Q – 13 vezes Campeão no Salón Del Jamón Ibérico.

***

Por Osvaldo Tetaze Maia.

Artigo anteriorVip – Flavia dos Santos Rocha – Atriz e professora de dança brasileira – Orgulho da comunidade.
Próximo artigoVOCÊ JÁ COMPROU O TICKETS, PARA O SHOW DO ROBERTO CARLOS NO TEXAS? DALLAS, HOUSTON, EL PASO E MCALLEN?
BIOGRAFIA ****** Sérgio Lima, ex-jogador profissional de futebol, natural de Campos dos Goytacazes, começou sua carreira no Americano onde jogou em todas as categorias e foi campeão Estadual no ano de 1969. Em 1970, transferiu-se para o juvenil do América do Rio, tornando-se artilheiro da Taça Guanabara de 1973 e vice-artilheiro brasileiro Carioca de 1973. Em 1974, sua história foi ilustrada luxuosamente com o Internacional de Porto Alegre, Hexa Campeão Gaúcho invicto. Em 1975, formou um excelente time do Guarani de Campinas, com grandes jogadores, Ziza, Amaral,Renato, Miranda, Davi, Alexandre Bueno, Edinaldo, Erb Rocha, Sergio Gomes, Hamilton, Rocha. que foi base do Campeão em 1978. Em 1976, transferiu-se para o futebol mexicano onde ficou por 8 anos: Club Jalísco, e Atlas Fútbol Club ambos da cidade de Guadalajara, Morélia da cidade de Morélia, Michoacan e Union de Curtidores da cidade de Leon, Guanajuato. Em 1984, retornou ao Brasil para o Botafogo do Rio. ****** Em 1985 foi contratado pelo Cabofriense, da cidade de Cabo Frio,estado do Rio, onde encerrou sua carreira. Presente em Guadalajara na Copa do Mundo 1986 no México, trabalhou como comentarista esportivo na rádio local chamada "Canal 58" de Guadalajara. Após a copa do Mundo de 1986, começou sua trajetória de 30 anos, nos Estados Unidos da América,, onde foi convidado pela Universidade de Houston Texas, através do seu responsável o excelentíssimo Professor Franco para participar como instrutor do “Cugar Soccer Summer Camp” durante duas semanas. Na sequência, depois de várias participações, em diferentes Soccer Camps no Texas, fundou, oficializou e legalizou a Brazilian Soccer Academy com o apoio espetacular do grande amigo Skip Belt. Com experiência de muitos anos dentro do campo, passou conhecimento e os fundamentos básicos do futebol do Brasil para um número incontável de jovens americanos. ****** Convidado pelo consulado Mexicano, idealizou e apresentou o projeto Houston Soccer After School Program para City of Houston Park and Recreation em 1994, para benefício de crianças e jovens entre 6 a 17 anos. Isso ocorreu na área metropolitana da cidade, onde concentrava a grande maioria de crianças e jovens negros e mexicanos, na época estavam com extremo e grande problema social que os envolvia com drogas e as abomináveis gangues. Desafio aceito, e o programa foi desenhado, aproveitando a infraestrutura dos Parks da cidade. O passo a passo foi dividido em três fases básicas: 1 - Criou-se liga em cada Park, onde havia jogos entre eles. 2 – Todos os meses havia Torneios entre todos os Parks. 3 - Criou-se seleções para jogarem contra jovens das outros áreas, e diferentes estados, sempre cuidando com os mínimos detalhes dos dispositivos e ensinamentos básicos do respeitado futebol do Brasil, para atrair e motivar a todos. O requisito principal era estar e manter boas notas e presença na escola, para desfrutar dos benefícios, recebendo gratuitamente todos os materiais de primeira linha doados por um conhecido patrocinador. Finalmente, aos 17 anos tinham a oportunidade de receber uma bolsa de estudos para ingressar em uma universidade americana. Foi apresentado e aprovado e Sérgio se transformou em funcionário público da cidade de Houston por 17 anos, até a sua aposentadoria. Muitíssimos jovens foram beneficiados pelo programa mudando radicalmente suas vidas, as drogas e gangues desapareceram. Sérgio fez o curso de treinador da Federação Americana de Futebol, recebendo a "Licença National B' e assumiu como Coach principal da South Texas Soccer Select Team Open Age From 1994 to 1996, tornando-se o primeiro treinador brasileiro e negro "Afrodescendente" a dirigir a Seleção do Sul do Estado do Texas. ****** No ano de 1992, Fundou o Jornal Vida Brasil Texas, tornou-se editor, onde ficou por 28 anos, sendo 24 anos impressos e os últimos 4 anos digital em português. Fundou em 2004, a Revista Brazilian Texas Magazine, é seu Editor . A revista até 2015 foi impressa, em 2016, passou a publicação digital em inglês. ****** 1 - Compositor, teve participação do CD Brasil Forever 1997 da Banda brasileira no criada no Texas em 1993 com finalidade de promover a cultura do Brasil. Banda “Atravessados de Houston” – Texas, com tiragem de 10 mil CDs. Sérgio Lima teve a participação com 10 músicas 8 autorais e mais duas com parcerias. 2 - Compositor da música “I Love Rio”, escrita e inglês em homenagem ao Rio de Janeiro, com a luxuosa interpretação da excelente Elicia Oliveira em ingrês (Está disponível no YouTube). https://www.youtube.com/watch?v=l39hfwOkyYU&t=18s ****** Representou a comunidade brasileira do Texas na I Conferência “Brasileiros no Mundo”, realizada em maio de 2008, com uma extrema característica acadêmica. ****** A II Conferência “Brasileiros no Mundo”, realizada em outubro 2009, se desenvolveu com uma acentuada conotação política, tornando, em certos momentos, o diálogo tenso, desconfortável e, até certo ponto, cansativo, devido à falta de elasticidade de algumas lideranças, acostumadas, creio, a pontuar e determinar o rumo das conversas e decisões, em suas áreas ou comunidades no Palácio Itamaraty, no Rio de Janeiro, de iniciativa da Fundação Alexandre de Gusmão – FUNAG, órgão ligado ao Ministério das Relações Exteriores – MRE. ****** Sérgio criou o espaço Brasil especial na Biblioteca central da cidade de Houston e conseguiu doações de livros de algumas instituições das comunidades brasileiras de outros estados americanos para compor o espaço. Recebeu o Prêmio Brazilian International Press Ward, por 3 vezes, em reconhecimento pelos trabalhos como editor do Jornal Vida Brasil Texas em português, e revista Brazilian Texas Magazine em inglês – 2011. ****** ORIGINAL ARTICLE “AFRO DECENDENTES NA MÍDIA BRASILEIRA”. You are a winner for the 15th Annual Brazilian International PRESS AWARDS. Your outstanding performance and contribution for the Brazilian Culture was recognized by the Media and Cultural Leaders of the Brazilian Community in the United States. Join us for the 15th celebration of the Brazilian Cultural presence in the U.S. The Award Ceremony will be held at the Cinema Paradiso • Fort Lauderdale May 3rd 2012.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui