‘Avião baleia’ pousa pela primeira vez no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, São Paulo.

0
1578

Fonte foto – Wikipédia, a enciclopédia livre – Um Airbus Beluga preparando para decolar.

O avião cargueiro Airbus Beluga ST, conhecido como avião “baleia”, pousou pela primeira vez no Brasil em Fortaleza, Ceará, na tarde deste domingo 24 de Julho. A aeronave está trazendo um helicóptero de luxo. Na sequência esta segunda-feira 25 de Julho 2022, o Beluga pousou pela primeira vez no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, São Paulo.

Fonte – vídeo YouTube. 

Airbus A300-600ST (Super Transporter) ou Beluga é um avião cargueiro, desenvolvido com base no Airbus A300,  capaz de transportar seções de fuselagem de outros aviões e grandes cargas. Entretanto, devemos mencionar que, uma vez que sua capacidade máxima de carga é de apenas 47 toneladas, ele leva carregamentos grandes em volume, nem tanto em peso.

Fonte – Wikipédia, a enciclopédia livre – Airbus Beluga sendo carregado com o módulo espacial Columbus.

A versão cargueira com grande capacidade volumétrica do Airbus A300-600 foi projetada para substituir os antigos e obsoletos Super Guppy da Aero Spacelines. Estes aviões foram, até a entrada em operação dos “Beluga” (como foram apelidados os A300-600ST) utilizados pela Airbus para transportar asas e fuselagens de suas aeronaves entre as fábricas situadas na Alemanha, França, Reino Unido e Espanha. O desenvolvimento do A300-600ST foi iniciado em agosto de 1991 e apenas três anos depois o primeiro protótipo fazia seu roll-out em Toulouse.

Fonte – Wikipédia, a enciclopédia livre – Beluga aterrissando em Toulouse.

O primeiro voo, em setembro de 1994, deu início ao processo de homologação, recebida em meados de 1995 após 400 voos de teste. A primeira unidade, o antigo protótipo, entrou em operação na Airbus em janeiro de 1996. A entrega da quarta unidade ocorreu em junho de 1998, quando finalmente os Super Guppy foram aposentados.

Fonte – Wikipédia, a enciclopédia livre – O Super Guppy F-BPPA que foi substituído pelo Beluga.

Essencialmente baseado no A300-600, possui a mesma asa, motores, a fuselagem inferior, trem de pouso principal e cabine de comando. A principal mudança é a enorme fuselagem, equipada com uma porta tipo “clamshell” na frente, que obrigou um reposicionamento do cockpit. A cauda também foi modificada, com a utilização de pequenos estabilizadores  verticais instalados nos horizontais. Entretanto, o estabilizador vertical original foi mantido. O leme  ficou apenas no estabilizador vertical principal.

O controle e gerenciamento da frota de Belugas é feito pela SATIC, uma empresa formada em parceria entre a Aérospatiale e a DASA. Além de realizar o transporte de partes para a Airbus, a SATIC também oferece a grande capacidade volumétrica do avião (1400m3) para o transporte de cargas volumosas, o que acabou justificando a introdução em serviço de uma quinta aeronave, incorporada à frota em 2000.

Alguns Detalhes Técnicos

O avião utiliza dois motores, modelo GE CF6-80C2A8 fabricados pela GE. Esse motor trabalha com empuxos de até 119 ou 120 kN.

Fonte – Wikipédia, a enciclopédia livre – GE CF6-80C2A8.

A aeronave é capaz de decolar com uma carga útil de 47 toneladas. Nesse caso, ele tem uma autonomia de voo de 1666 Km, aproximadamente. Com uma carga de 40 toneladas, a autonomia aumenta para 2667 km. Com 27 toneladas, ele pode voar 4632 km sem reabastecer. E com carga zero, a autonomia vai para 6482 km.

Outras medidas desse avião são:

Dimensão e Capacidades de Avião Medida
Velocidade máxima (em Mach) 0,82
Área de asa 122,4 metros quadrados
Diâmetro da fuselagem 7,31 metros
Largura máxima da cabine 3,7 metros
Comprimento da cabine 37,7 metros
Distância entre eixos 11,05 m
Peso máximo de decolagem 155 toneladas
Peso máximo de pouso 140 toneladas
Peso máximo sem combustível 133,5 toneladas
Capacidade de combustível 23,860 (32,250)(34,430) Litros

 

Uma curiosidade: as lâmpadas dentro do compartimento de carga geralmente ficam no chão. Aliás, o único equipamento dentro do compartimento de carga que não fica no chão é o de abertura da porta. Outra curiosidade: Apesar de o fato de o volume todo interior do compartimento de carga poder ser utilizado ser verdadeiro, esse avião possui uma desvantagem; ele precisa de rampas especiais para ser carregado e descarregado.

Fonte – Wikipédia, a enciclopédia livre – Beluga em Hamburg Finkenwerder, descarregando fuselagens de nariz de outro modelo.

Diferentemente do que acontece com aviões como o C-5 Galaxy ou o Antonov An-124, essas rampas têm que ficar no chão.

Fonte – Wikipédia, a enciclopédia livre –  Avião C-5 Galaxy. 

Fonte – Wikipédia, a enciclopédia livre – Avião Antonov An-124

***

Por Sergio Lima.

Fonte Texto – Wikipédia, a enciclopédia livre.

Artigo anteriorLUTO – 23 de Julho de 2022 – Em Espírito Santo do Pinhal, interior de SP. – Faleceu o Sr. João da Silva, extraordinário amigo e contador de história.
Próximo artigoPersonality of the Month – Comandante Haroldo “BECKMAN” Pereira, excelente e diferenciado piloto de aviação.
BIOGRAFIA ___________________________________________________________________________________ Sergio Lima, ex-jogador profissional de futebol, natural de Campos dos Goytacazes, começou sua carreira no Americano FC, jogou em todas as categorias de base do clube. Em 1968 foi campeão campista juvenil, em seguida já com os profissionais em 1969, foi campeão Estadual. Ao finalizar o ano de 1969, Sergio foi transferido para o América do Rio. ______________________________________________________________________________________________ Em 1970, transferiu-se para o juvenil do América, ao final de 70 passou para os profissionais. Na sequência tornandou-se artilheiro da Taça Guanabara de 1973 e Vice-artilheiro do Campeonato Carioca de 1973. Atuou com extraordinários atletas Profissionais de futebol como, Edu, Thadeu Ricci, Jeremias, Sarão, Renato, Badeco, Alex, Luizinho, Gilmar, Ivo. Com o America foi Campeão da "TAÇA TAP" em 1973 importante torneio internacional realizado em Moçambique na África, tendo como adversário o gigante da época, o Benfica de Portugal e do craque Eusébio. ______________________________________________________________________________________________ Em 1974, sua história foi ilustrada luxuosamente com o Internacional de Porto Alegre, Hexacampeão Gaúcho invicto. Manga, Claudio, Figueiroa, Pontes, Vacarias, Paulo Roberto Falcão, Escurinho e Paulo Cesar Carpegiani, Valdomiro, Sergio Lima e Lula. Hexacampeão invicto. ______________________________________________________________________________________________ Em 1975, no Guarani de Campinas, formou um excelente time, com grandes jogadores, Ziza, Amaral, Renato, Miranda, Davi, Sergio Gomes, Estevão, Joãozinho, Voney, Bezerra, Alexandre Bueno, Edinaldo, Erb Rocha, Sergio Gomes, Hamilton, Rocha, Osnir, Dionísio. Este plantel que foi base do Campeão em 1978. ______________________________________________________________________________________________ Em 1976, transferiu-se para o futebol mexicano onde ficou por 8 anos: chegou no Club Jalísco, após o Clube Atlas Fútbol Clube ambos da cidade de Guadalajara, Morélia da cidade de Morélia, Michoacan e Union de Curtidores da cidade de Leon, Guanajuato. Em 1984, retornou ao Brasil para o Botafogo do Rio. Em 1985 foi contratado pelo Cabofriense, da cidade de Cabo Frio, estado do Rio, onde encerrou sua carreira. ___________________________________________________________________________________________ Presente em Guadalajara na Copa do Mundo 1986 no México, trabalhou como comentarista esportivo na Rádio local chamada “Canal 58” de Guadalajara. Após a Copa do Mundo de 1986, começou sua trajetória de 30 anos nos Estados Unidos da América, onde foi convidado pela Universidade de Houston, Texas, através do seu responsável o excelentíssimo Professor Franco, para participar como instrutor do “Cougar Soccer Summer Camp” durante duas semanas. Após finalizar o compromisso dos Soccer Camps com a Universidade, foi convidado por vários amigos mexicanos dirigentes de clubes amadores locais e resolveu ficar em Houston, Texas, e começar uma nova vida e carreira nos Estados Unidos. ______________________________________________________________________________________________ Na sequência, depois de várias participações em diferentes Soccer Camps no Texas, fundou, oficializou e legalizou a Brazilian Soccer Academy, com o apoio espetacular de um grande amigo americano Skip Belt. Com experiência de muitos anos dentro do campo, passou conhecimento e os fundamentos básicos do futebol do Brasil para um número incontável de jovens americanos. ______________________________________________________________________________________________ Convidado pelo consulado Mexicano, idealizou e apresentou o projeto Houston Soccer After School Program para City of Houston Park and Recreation em 1994, para benefício de crianças e jovens entre 6 a 17 anos. Isso ocorreu na área metropolitana da cidade, onde concentrava a grande maioria de crianças e jovens negros e mexicanos, na época estavam com extremo e grande problema social que os envolvia com drogas e as abomináveis gangues. Desafio aceito, e o programa foi desenhado, aproveitando a infraestrutura dos Parks da cidade. O passo a passo foi dividido em três fases básicas: ______________________________________________________________________________________________ 1 – Criou-se uma liga em cada Park, onde havia jogos entre eles. ______________________________________________________________________________________________ 2 – Todos os meses havia torneios entre todos os Parks. ______________________________________________________________________________________________ 3 – Criou-se seleções para jogarem contra jovens de outras áreas e diferentes estados, sempre cuidando com os mínimos detalhes dos dispositivos e ensinamentos básicos do respeitado futebol do Brasil, para atrair e motivar a todos. O requisito principal era estar e manter boas notas e presença na escola, para desfrutar dos benefícios, recebendo gratuitamente todos os materiais de primeira linha doados por um conhecido patrocinador. Finalmente, aos 17 anos tinham a oportunidade de receber uma bolsa de estudos para ingressar em uma universidade americana. ______________________________________________________________________________________________ Foi apresentado e aprovado, Sergio se transformou em funcionário público da cidade de Houston por 17 anos até a sua aposentadoria. Muitíssimos jovens foram beneficiados pelo programa mudando radicalmente suas vidas, as drogas e gangues desapareceram. ______________________________________________________________________________________________ Sergio fez o curso de treinador da Federação Americana de Futebol, recebendo a “Licença National B’ e assumiu como Coach principal da Seleção do Sul do Estado do Texas, "South Texas Soccer Select Team Open Age". From 1994 to 1996, tornando-se o primeiro treinador brasileiro e negro “Afrodescendente” a dirigir a Seleção do Sul do Estado do Texas. ___________________________________________________________________________________________ Em 7 de setembro de 1992, fundou o Jornal Vida Brasil Texas, tornou-se editor, onde está até hoje maio de 2025, prestando este serviço a comunidade há 32 anos. O Jornal impresso foi até 2016 e os últimos 9 anos digital em português. ______________________________________________________________________________________________ Fundou em 2004, a Revista Brazilian Texas Magazine, é seu Editor. A revista até 2015 foi impressa, em 2016, passou a publicação digital em inglês. ______________________________________________________________________________________________ Compositor, teve participação do CD Brasil Forever 1997 da Banda brasileira criada no Texas em 1993, com finalidade de promover a cultura do Brasil. A Banda “Atravessados de Houston” – Texas, com tiragem de 10 mil CDs. Sergio Lima teve a participação com 10 músicas, sendo 8 autorais e 2 com parcerias. ______________________________________________________________________________________________ Compositor da música “I Love Rio”, escrita em inglês em homenagem ao Rio de Janeiro, com a luxuosa interpretação da excelente Elícia Oliveira em inglês. ______________________________________________________________________________________________ (Está disponível no YouTube) https://www.youtube.com/watch?v=l39hfwOkyYU&t=18s _____________________________________________________________________________________________ Representou a comunidade brasileira do Texas na I Conferência “Brasileiros no Mundo”, realizada em maio de 2008, com uma extrema característica acadêmica. Local, Palácio Itamaraty, no Rio de Janeiro, de iniciativa da Fundação Alexandre de Gusmão – FUNAG, órgão ligado ao Ministério das Relações Exteriores – MRE. ______________________________________________________________________________________________ A II Conferência “Brasileiros no Mundo”, realizada em outubro 2009, se desenvolveu com uma acentuada conotação política, tornando em certos momentos o diálogo tenso, desconfortável e até certo ponto cansativo, devido a falta de elasticidade de algumas lideranças acostumadas, creio a pontuar e determinar o rumo das conversas e decisões, em suas áreas ou comunidades no Palácio Itamaraty, no Rio de Janeiro, de iniciativa da Fundação Alexandre de Gusmão – FUNAG, órgão ligado ao Ministério das Relações Exteriores – MRE. ______________________________________________________________________________________________ Sergio criou o espaço Brasil, especial na Biblioteca central da cidade de Houston, conseguiu doações de livros de algumas instituições das comunidades brasileiras de outros estados americanos para compor o espaço. ______________________________________________________________________________________________ Recebeu o Prêmio Brazilian International PRESS AWARDS , por 3 vezes, em reconhecimento pelos trabalhos como editor do Jornal Vida Brasil Texas em português e revista Brazilian Texas Magazine em inglês – 2011. ORIGINAL ARTICLE “AFRODESCENDENTES NA MÍDIA BRASILEIRA”. ______________________________________________________________________________________________ You are a winner for the 15th Annual Brazilian International PRESS AWARDS. Your outstanding performance and contribution for the Brazilian Culture was recognized by the Media and Cultural Leaders of the Brazilian Community in the United States. Join us for the 15th celebration of the Brazilian Cultural presence in the U.S. ______________________________________________________________________________________________ The Award Ceremony will be held at the Cinema Paradiso • Fort Lauderdale May 3rd 2012.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui