Fonte foto – Arquivo pessoal Fcebook do Caio Cabalhota – Caio Cambalhota.
Por Sergio Lima.
Prezados leitores, quero prestar esta homenagem a um grande amigo, ex-atleta profissional de futebol, José Carlos da Silva Lemos, chamado carinhosamente de Caio (Cambalhota). Tive a honra de poder jogar com ele durante alguns anos, defendendo as cores do América, do Rio de Janeiro.
Cabrita, Miguel Banana, Alex, Djair, Alvaro, e Mareco. Flexa, Caio, Ivo, Sergio Lima, Thadeu Ricci, e Getulio Massagista.
Caio é um ser humano da melhor estirpe, tranquilo, sempre sorridente, uma pessoa nota 10! Estava sempre pronto, disponível para as necessidades do treinador e do grupo. Integrante e participante mor para o bom ambiente do futebol, tanto no campo quanto no vestiário.
Fonte foto – Arquivo pessoal Fcebook do Caio Cabalhota – Paraguaio e Caio Cabalhota.
Artilheiro, com um apurado faro de gol, era um matador nato. Era uma fera, vindo de uma família que tinha outras feras, reconhecidas em todo o Brasil, pela extrema intimidade com o gol. Cito, aqui, seus irmãos César, grande nome do Palmeiras dos anos 60 e 70, e Luizinho, eterno ídolo do América RJ, dos anos 70.
Fonte foto – Arquivo pessoal Fcebook do Caio Cabalhota – Família Lemos. Embaixo De branco Caio, De vermelho Luizinho, Natasha Lemos , De amarelo escuro Cesar – De amarelo claro Paulo Lemos.
Cambalhota era um pouco diferente de seus irmãos, pois se enquadrava magistralmente no esquema tático, em benefício do coletivo do time, ou seja, abria mão de seu individualismo em prol do conjunto. Suas características e consciência a favor do coletivo eram exemplares. Caio ajudava seus companheiros pressionando os adversários até que perdessem a bola. Era perfeito e devolvia as tabelas, facilitando o trabalho de quem vinha de trás, que podia também marcar o gol. Era rápido, se infiltrava entre os zagueiros para receber os passes e, com habilidade, finalizava tanto com o pé direito, quanto com o pé esquerdo, traduzindo em gol 99% das jogadas de ataque do nosso time.
Fonte foto – Arquivo pessoal Fcebook do Caio Cabalhota – Tião excelente zagueirão do América do Rio e Caio Cabalhota.
Grande amigo, posso dizer com orgulho que joguei com você, e afirmar que foi um dos melhores jogadores, naquela posição, com quem tive o prazer de jogar em toda minha carreira. Obrigado, grandíssimo Luiz Carlos, nosso Caio Cambalhota.
***
Por Sergio Lima – Apoio Claudio Teixeira.
*
HISTÓRIA COMPLETA DO “CAIO CAMBALHOTA” CLIQUE NO LINK ABAIXO FONTE – SITE DO MILTON NEVES
https://terceirotempo.uol.com.br/que-fim-levou/caio-cambalhota-211
Fonte foto – https://terceirotempo.uol.com.br/que-fim-levou/caio-cambalhota-211 – Caio, Milton Neves e Bentivegna.
***