Massacre na Robb Elementary School, no Texas.

0
1797

Fonte foto – Wikipédia, a enciclopédia livre.

Infelizmente tenho que confessar, que não vejo luz no final do túnel, pois enquanto não for resolvida, esta situação absurda, da facilidade para qualquer indivíduo conseguir comprar todo tipo de armas nos Estados Unidos da América, iremos ter que conviver com este tipo de situação abominável, como esta que aconteceu ontem, dia 24 de maio de 2022, no sul do estado do Texas. São 19 crianças inocentes, indefesas, que foram atacadas e mortas covardemente, por um jovem de 18 anos, descontrolado, problemático, que conseguiu facilmente, adquirir armas poderosas, invadir a escola e destruir a vida de 21 pessoas, somando as 19 crianças, duas professoras. Até quando teremos que suportar tristezas com esta?

Por Sergio Lima.

***

Tiroteio na escola primária Robb no Texas 

Em 24 de maio de 2022, Salvador Ramos, de 18 anos, abriu fogo na escola primária Robb em Uvalde, Texas, matando 21 pessoas. Das pessoas mortas a tiros, 19 eram crianças e dois adultos. Ramos, um estudante de uma escola próxima, foi morto após um tiroteio com a polícia. Mais cedo naquele dia, Ramos atirou e feriu sua avó. Este ataque é o tiroteio em escola mais mortal da história do Texas, o tiroteio em massa mais mortal em uma escola primária dos Estados Unidos desde o tiroteio na escola primária de Sandy Hook em 2012.

Antecedentes

Uvalde é uma cidade de maioria latina de cerca de 16.000 pessoas na região do sul do Texas, cerca de 60 milhas (100 km) da fronteira Estados Unidos-México e cerca de 85 milhas (135 km) de San Antonio. A escola primária Robb é 90% latina e cerca de 81% dos alunos vêm de famílias economicamente desfavorecidas. A escola atende cerca de 600 alunos da segunda à quarta série em Uvalde, uma cidade em que quase metade não é falante de inglês.

Fonte foto – Wikipédia, a enciclopédia livre – Uvalde 

Tiroteio

Estima-se que o perpetrador, Salvador Ramos, de 18 anos, após supostamente atirar em sua avó e ter batido com o seu veículo perto da escola primária Robb, tenha entrado na escola por volta das 11h30 CDT usando um colete à prova de balas, onde trocou tiros e atingiu vários policiais, antes de ser baleado mortalmente pelos mesmos.

O chefe de polícia do CISD Uvalde estima que o tiroteio começou às 11h32, e de acordo com uma postagem no Facebook da escola, a mesma foi posta em confinamento às 11h43 em resposta a tiros no bairro. Às 13h17, o Distrito Escolar Independente Consolidado de Uvalde enviou uma mensagem no Twitter de que havia um atirador ativo na escola primária. O governador do Texas, Greg Abbott, disse que o atirador estava carregando uma arma curta e poderia ter trazido um rifle junto com ele. A polícia disse inicialmente que o suspeito havia sido preso por volta das 13h.Relatos posteriores indicaram que Salvador Ramos, um estudante de 18 anos do colégio de Uvalde, suspeito de ser o atirador, também estava morto,sendo atingido pela polícia. A polícia confirmou que o atirador agiu sozinho.

Vítimas

Apenas duas mortes foram confirmadas inicialmente, que era o número de pessoas que morreram no momento em que chegaram ao hospital.O governador, Greg Abbott, disse em uma conferência pouco depois que quatorze alunos e um professor foram mortos, inicialmente. Os relatórios iniciais indicaram que 13 crianças foram levadas para o Uvalde Memorial Hospital, em uma declaração feita pelo CEO do hospital, Tom Nordwick, aos repórteres. Pelo menos três indivíduos feridos foram transferidos de acordo com Nordwick. Várias outras vítimas foram levadas para o Hospital Universitário em San Antonio. O governador, Abbott, disse que dois policiais foram atingidos por balas, mas não tiveram ferimentos graves. Na manhã do dia 25 de maio, já havia sido confirmado a morte de 21 pessoas (19 crianças e 2 adultos), além do suspeito.

Investigação

O Departamento Federal de Investigação (FBI) e a Agência de Álcool, Tabaco, Armas de Fogo e Explosivos (ATF) estariam em Uvalde auxiliando a polícia local na investigação do tiroteio.

Suspeito
Salvador Ramos, autor dos disparos.

Salvador Rolando Ramos, de 18 anos (16 de maio de 2004– 24 de maio de 2022), estudante no colégio de Uvalde,[foi identificado como o atirador suspeito pelas agências policiais locais que também confirmaram sua morte. Os motivos do tiroteio ainda são desconhecidos. Antes do atentado, ele não tinha antecedentes criminais ou problemas de saúde mental documentados. Segundo colegas e amigos de Ramos, ele sofria de gagueira e de um forte sigmatismo, pelo qual ele frequentemente sofria bullying; Ramos frequentemente brigava com colegas de classe, ocasionalmente com luvas de boxe, que carregava consigo; ele tinha poucos amigos. Esperava-se que Ramos estivesse no caminho para se formar no ensino médio em 2022, mas suas ausências frequentes tornaram sua formatura improvável.

Fonte foto – Wikipédia, a enciclopédia livre.

A condição de Ramos piorou quando seu melhor amigo se mudou para outra parte do Texas e ele acabou abandonando a escola. Ao abandonar a escola, deixou o cabelo crescer, começou a usar todas as roupas pretas e botas militares. Até um mês antes do tiroteio, Ramos trabalhou em uma filial da Wendy’s e tinha sido empregado lá por pelo menos um ano. De acordo com o gerente noturno da loja, Ramos se esforçava para ficar isolado. Um dos colegas de trabalho de Ramos afirmou que ocasionalmente era rude com suas colegas de trabalho, a quem ele enviava mensagens de texto inapropriadas e ameaçava os cozinheiros em seu trabalho, perguntando-lhes:

“Você sabe quem eu sou?”.

Como ele tinha 18 anos, pelas leis do Texas, Ramos já podia comprar uma arma legalmente. Ele então adquiriu um rifle semiautomático de uma loja de armas local em 17 de maio, um dia depois do seu décimo oitavo aniversário, e depois comprou outro rifle três dias mais tarde.

Ramos também mandou uma mensagem, via Instagram, para uma pessoa que ele conheceu no site Yubo, mostrando um recibo da compra de um DDM4 V7 de uma loja online da Geórgia chamada Daniel Defense cerca de oito dias antes do tiroteio.

Ele então postou uma foto dos dois rifles em sua conta do Instagram três dias antes do tiroteio. Em 18 de maio 18, ele comprou 375 balas de calibre 5,56 mm.

Rescaldo

O Centro de Sangue e Tecidos do Sul do Texas emitiu um pedido urgente de doações de sangue após o tiroteio e enviou 15 unidades de sangue para Uvalde via helicóptero para serem usadas em hospitais da região. A rede de televisão, CBS, retirou o final da quarta temporada de FBI que iria ao ar naquela noite, que envolveu um tiroteio fictício em uma escola como ponto da trama.

Fonte foto – Wikipédia, a enciclopédia livre. – Localização de Uvalde em Texas.

Reações

Representantes do presidente americano Joe Biden, que estava retornando aos Estados Unidos de uma viagem à Ásia, anunciaram que ele havia sido informado sobre o tiroteio e que faria comentários públicos mais tarde naquela noite, depois de voltar para casa. Após o tiroteio, Biden ordenou que as bandeiras fossem hasteadas a meio-mastro. Biden teria falado com Abbott a bordo do Air Force One.

Vários senadores dos Estados Unidos ofereceram suas condolências. O senador Mitch McConnell twittou que o tiroteio o deixou “horrorizado e com o coração partido”, e a senadora Susan Collins descreveu o tiroteio como “incrivelmente trágico e horrível”.O senador Ted Cruz enfrentou uma reação negativa depois que ele ofereceu suas orações às famílias e crianças afetadas pelo tiroteio e que o país viu “muitos desses tiroteios”. No entanto, muitos foram às mídias sociais para acusá-lo de hipocrisia por aceitar dinheiro de ativistas de armas e falar em uma próxima reunião anual da NRA com o senador John Cornyn e o governador Abbott. O ativista do controle de armas e pai de uma vítima do tiroteio em Parkland, Manuel Oliver, emitiu um comunicado expressando sua indignação com o tiroteio e disse que as famílias das vítimas não precisam dos pensamentos e orações dos políticos, em vez disso, precisam de seus filhos.

No dia 26 de maio, o primeiro-ministro australiano Anthony Albanese se pronunciou no ABC News Breakfast apoiando a lei de reforma contra armas proposta por Joe Biden, citando nomes como John Howard, Tim Fisher e Kim Beazley, responsáveis por refornas semelhantes na Austrália. Tim Fisher foi notório por suas reformas após o massacre de Port Arthur.

***

Fonte Texto – Wikipédia, a enciclopédia livre.

Artigo anteriorLITERARTE CEARÁ E MARANHÃO.
Próximo artigoWhy is our government frozen and unable to act on reasonable gun control supported by an overwhelming majority of the American People?
BIOGRAFIA ****** Sérgio Lima, ex-jogador profissional de futebol, natural de Campos dos Goytacazes, começou sua carreira no Americano onde jogou em todas as categorias e foi campeão Estadual no ano de 1969. Em 1970, transferiu-se para o juvenil do América do Rio, tornando-se artilheiro da Taça Guanabara de 1973 e vice-artilheiro brasileiro Carioca de 1973. Em 1974, sua história foi ilustrada luxuosamente com o Internacional de Porto Alegre, Hexa Campeão Gaúcho invicto. Em 1975, formou um excelente time do Guarani de Campinas, com grandes jogadores, Ziza, Amaral,Renato, Miranda, Davi, Alexandre Bueno, Edinaldo, Erb Rocha, Sergio Gomes, Hamilton, Rocha. que foi base do Campeão em 1978. Em 1976, transferiu-se para o futebol mexicano onde ficou por 8 anos: Club Jalísco, e Atlas Fútbol Club ambos da cidade de Guadalajara, Morélia da cidade de Morélia, Michoacan e Union de Curtidores da cidade de Leon, Guanajuato. Em 1984, retornou ao Brasil para o Botafogo do Rio. ****** Em 1985 foi contratado pelo Cabofriense, da cidade de Cabo Frio,estado do Rio, onde encerrou sua carreira. Presente em Guadalajara na Copa do Mundo 1986 no México, trabalhou como comentarista esportivo na rádio local chamada "Canal 58" de Guadalajara. Após a copa do Mundo de 1986, começou sua trajetória de 30 anos, nos Estados Unidos da América,, onde foi convidado pela Universidade de Houston Texas, através do seu responsável o excelentíssimo Professor Franco para participar como instrutor do “Cugar Soccer Summer Camp” durante duas semanas. Na sequência, depois de várias participações, em diferentes Soccer Camps no Texas, fundou, oficializou e legalizou a Brazilian Soccer Academy com o apoio espetacular do grande amigo Skip Belt. Com experiência de muitos anos dentro do campo, passou conhecimento e os fundamentos básicos do futebol do Brasil para um número incontável de jovens americanos. ****** Convidado pelo consulado Mexicano, idealizou e apresentou o projeto Houston Soccer After School Program para City of Houston Park and Recreation em 1994, para benefício de crianças e jovens entre 6 a 17 anos. Isso ocorreu na área metropolitana da cidade, onde concentrava a grande maioria de crianças e jovens negros e mexicanos, na época estavam com extremo e grande problema social que os envolvia com drogas e as abomináveis gangues. Desafio aceito, e o programa foi desenhado, aproveitando a infraestrutura dos Parks da cidade. O passo a passo foi dividido em três fases básicas: 1 - Criou-se liga em cada Park, onde havia jogos entre eles. 2 – Todos os meses havia Torneios entre todos os Parks. 3 - Criou-se seleções para jogarem contra jovens das outros áreas, e diferentes estados, sempre cuidando com os mínimos detalhes dos dispositivos e ensinamentos básicos do respeitado futebol do Brasil, para atrair e motivar a todos. O requisito principal era estar e manter boas notas e presença na escola, para desfrutar dos benefícios, recebendo gratuitamente todos os materiais de primeira linha doados por um conhecido patrocinador. Finalmente, aos 17 anos tinham a oportunidade de receber uma bolsa de estudos para ingressar em uma universidade americana. Foi apresentado e aprovado e Sérgio se transformou em funcionário público da cidade de Houston por 17 anos, até a sua aposentadoria. Muitíssimos jovens foram beneficiados pelo programa mudando radicalmente suas vidas, as drogas e gangues desapareceram. Sérgio fez o curso de treinador da Federação Americana de Futebol, recebendo a "Licença National B' e assumiu como Coach principal da South Texas Soccer Select Team Open Age From 1994 to 1996, tornando-se o primeiro treinador brasileiro e negro "Afrodescendente" a dirigir a Seleção do Sul do Estado do Texas. ****** No ano de 1992, Fundou o Jornal Vida Brasil Texas, tornou-se editor, onde ficou por 28 anos, sendo 24 anos impressos e os últimos 4 anos digital em português. Fundou em 2004, a Revista Brazilian Texas Magazine, é seu Editor . A revista até 2015 foi impressa, em 2016, passou a publicação digital em inglês. ****** 1 - Compositor, teve participação do CD Brasil Forever 1997 da Banda brasileira no criada no Texas em 1993 com finalidade de promover a cultura do Brasil. Banda “Atravessados de Houston” – Texas, com tiragem de 10 mil CDs. Sérgio Lima teve a participação com 10 músicas 8 autorais e mais duas com parcerias. 2 - Compositor da música “I Love Rio”, escrita e inglês em homenagem ao Rio de Janeiro, com a luxuosa interpretação da excelente Elicia Oliveira em ingrês (Está disponível no YouTube). https://www.youtube.com/watch?v=l39hfwOkyYU&t=18s ****** Representou a comunidade brasileira do Texas na I Conferência “Brasileiros no Mundo”, realizada em maio de 2008, com uma extrema característica acadêmica. ****** A II Conferência “Brasileiros no Mundo”, realizada em outubro 2009, se desenvolveu com uma acentuada conotação política, tornando, em certos momentos, o diálogo tenso, desconfortável e, até certo ponto, cansativo, devido à falta de elasticidade de algumas lideranças, acostumadas, creio, a pontuar e determinar o rumo das conversas e decisões, em suas áreas ou comunidades no Palácio Itamaraty, no Rio de Janeiro, de iniciativa da Fundação Alexandre de Gusmão – FUNAG, órgão ligado ao Ministério das Relações Exteriores – MRE. ****** Sérgio criou o espaço Brasil especial na Biblioteca central da cidade de Houston e conseguiu doações de livros de algumas instituições das comunidades brasileiras de outros estados americanos para compor o espaço. Recebeu o Prêmio Brazilian International Press Ward, por 3 vezes, em reconhecimento pelos trabalhos como editor do Jornal Vida Brasil Texas em português, e revista Brazilian Texas Magazine em inglês – 2011. ****** ORIGINAL ARTICLE “AFRO DECENDENTES NA MÍDIA BRASILEIRA”. You are a winner for the 15th Annual Brazilian International PRESS AWARDS. Your outstanding performance and contribution for the Brazilian Culture was recognized by the Media and Cultural Leaders of the Brazilian Community in the United States. Join us for the 15th celebration of the Brazilian Cultural presence in the U.S. The Award Ceremony will be held at the Cinema Paradiso • Fort Lauderdale May 3rd 2012.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui