Sergio Lima.
Prezados leitores, com a habitual cortesia e gentileza do amigo Economista Rubens Viana, excelente ex-atleta Goleiro do América do Rio, dos anos 60 e 70, onde marcou época com uma belíssima história, com atuações, inesquecíveis vitórias, todos esses cenários acompanhados por craques, como Edu, Jeremias, Paulo Cesar Puruca, Badeco, Renato e muitos outros, pude ter acesso a um material valiosíssimo e histórico, o qual, numa viagem deslumbrante, através de documentos que nos leva ao passado do futebol, relata uma brilhante história pouco conhecida da maioria dos amantes do futebol mundial, principalmente dos torcedores do América do Rio de Janeiro.
Estou seguro que muitos deles, ao saberem dessa maravilhosa história, mostrada com ampla base em documentos, com certeza irão desejar promover um mo- vimento em prol de requerer, diretamente da FIFA, o reconhecimento do América como Campeão Mundial de Clubes de 1962. Essa competição, realizada nos Estados Unidos da América, foi promovida, organizada e avalizada pela FIFA. (Na foto Rubens Viana)
Convido a todos a avaliarem o documento recebido do Rubens Viana, detalhado com todas as aspas, datas, participantes etc. Aproveitem e tirem suas próprias conclusões.
Sergio Lima.
HISTÓRIA DA INTERNATIONAL SOCCER LEAGUE
(Competição Intercontinental) Adicionado em Junho 2011- atualizada em 16 de novembro de 2012 – Por Sidney Barbosa da Silva
Esta foi a primeira tentativa moderna para se criar uma liga de futebol profissional nos Estados Unidos. A ISL (International Soccer League) foi criada em 1960, por Bill Cox, ex-proprietário do Philadelphia Phillies Baseball Club. Ele resolveu criar a ISL pois sentiu que havia um público para competições de alto nível entre as populações urbanas e de geração de comunidades de imigrantes nos Estados Unidos.
A ISL trouxe grandes equipes da Europa e de todo continente Americano para jogar nos Estados Unidos durante meses. A própria ISL criou uma equipe de jogadores selecionados que jogou com o nome de New York Americans para esta competição.A maioria dos jogos teve lugar em Nova York, no Polo Grounds, Downing Stadium ou Roosevelt Satdium, em Jersey City. Também houve jogos em Chicago, Detroit e Chicopee. Anos mais tarde houve partidas em Boston e Los Angeles.
Veja o Vídeo.
Fonte YouTube
Ao longo dos anos várias equipes de todo mundo juntou-se ou deixou de disputar o campeonato, mas geralmente havia duas ou três equipes importantes a nivel mundial, embora, nem sempre, tenham trazido seu time titular para jogar a ISL.
Clubes brasileiros
Cinco clubes brasileiros disputaram a competição. O Bangu AC foi o primeiro, em 1960, com uma grande campanha (6 jogos no total, 5 vitórias e um empate) conquistou o título batendo, na final, o Kilmarnock da Escócia por 2 a 0. O Bangu ainda disputaria o torneio de 1961.Os outros brasileiros que disputaram a competição foram: America-RJ (campeão em 1962), Sport de Recife (1963), Bahia (a pior campanha de um brasileiro, em 1964, 6 jogos, 0 vitória, 2 empates e 4 derrotas) e Portuguesa (1965).
O segundo e último brasileiro na Internacional Soccer League foi em 1962 , pelas mãos do America-RJ. O clube da Tijuca sucedeu o Bangu na disputa, que depois da conquista de 1960 terminou na quarta posição em 1961, competição esta vencida pelo Dupla Praga, da Tchecoslováquia. A edição de 1962 seguiu os mesmos moldes das anteriores: 12 campeões ( ou vocês, ou terceiros colocados) de 12 países, divididos em dois grupos de seis. O America foi representante brasileiro graças ao terceiro lugar na Taça Brasil de 1961, e as recusas de Santos e Bahia ( campeão e vice).
No grupo A do torneio, o Sangue, apelido carinhoso do America, mostrou seu valor e passou a fase invicto. A estreia foi com empate por 1 a 1 com o Chivas Guadalajara no México. Já nos Estados Unidos, em Chicago, o America venceu por 3 a 2 o Palermo, da Itália. A chave foi completada em Nova York, com vitória por 3 a 2 sobre o Hajduk Split, da Iugoslávia empate por 1 a 1 com o Reutlingen 05, da Alemanha Ocidental, e nova vitória por 3 a 2 sobre o Dundee, da Escócia. Com oito pontos, empate valia 1 ponto e vitória valia 2 pontos, o America liderou o grupo e avançou para decisão.
***
Campeões
Troféu Section l e Section ll
Era o troféu dado para o primeiro colocado de cada grupo.
Troféu Section l:
- 1960 Kilmarnock (Escócia)
- 1961 Everton (Inglaterra)
- 1962 America RJ (Brasil)
- 1963 West Ham United (Inglaterra)
- 1964 SV Werder Bremen (Alemanha)
- 1965 New York Americans (Estados Unidos)
Troféu Section ll:
- 1960 Bangu (Brasil)
- 1961 Dukla Prague (Checoslováquia)
- 1962 Belenenses (Portugal)
- 1963 Gornik Zabrze (Polônia)
- 1964 Zaglebie Sosnowiec (Polônia)
- 1965 Polonia Bytom (Polônia)
- 1966 Vitória (Brasil)