
________________________________________________________________________

Por Claudio Teixeira
________________________________________________________________________
Aos meus amigos e amigas apreciadores do futebol,
Hoje pela manhã, recebi mensagens de um grande amigo (aqueles do peito, mesmo), amizade já de 34 anos.
Na juventude, ele foi jogador profissional, havendo jogado no Americano, América do Rio, no Botafogo, no Internacional, no Guarani de Campinas, etc. Depois de sua temporada no Brasil, foi para o México, onde jogou, durante alguns anos, no Clube Jalisco e Atlas, de Guadalajara, e depois no Morélia e no Union de Curtidores. Então, gente, estou me referindo a um cara que entende de futebol. O nome dele é Sérgio Lima.
Depois de sua temporada no México, Sérgio Lima foi convidado para ir trabalhar na área de futebol em Houston, Texas, EUA. Dentre outras coisas em que trabalhou, fundou sua escolinha de futebol, e desenvolveu, durante muitos anos, esse trabalho com alunos americanos e latinos. E a partir de 1992 (ano de minha chegada a Houston, quando o conheci e onde morei e trabalhei durante 5 anos), fundou, também, o jornal Vida Brasil Texas (*), o qual edita até hoje (agora somente por via eletrônica), e do qual tenho o prazer e a honra de participar como colaborador, no estrito sentido da palavra.
Houston, Texas.

Fonte foto – https://pt.wikipedia.org/wiki/Houston
Pois bem. Ufa. Feita a apresentação do amigo e da amizade que temos, e de que se trata de mais um amigo muito especial, hoje cedo perguntou- me, na primeira mensagem que mandou, se eu estava animado com a copa. Logo depois, mandou-me o teor de mensagem que recebeu de um amigo em comum, na qual aquele amigo comentava que não torcia contra o Brasil (como muita gente está fazendo, observou), que acreditava na nossa seleção e que estava muito confiante com a volta do Neymar ao time. Perguntou-me o que eu achava do texto. Então respondi à pergunta dele, e fiz um comentário a respeito da mensagem daquele amigo em comum. Aí, pensei um pouco, e decidi dividir aquelas minhas opiniões com vocês, amigos e amigas que estão recebendo esta mensagem.

Fonte foto – https://pt.wikipedia.org/wiki/Neymar
Seu Lima, respondi, com a copa, sim, estou animado. Aliás, estava lembrando que, em quase todas copa passadas, eu pude assistir a todos os jogos. Ou estava de férias, ou de licença médica, etc. Parece até sacanagem, né? Mas não era. O importante é que agora, aposentado, posso me dar esses luxos e prazer .
Olha, o time brasileiro não me encanta, e ainda fico pensando nos vexames pelos quais poderá passar. Todos, absolutamente todos os comentarista, dão por certo a vitória do Brasil sobre o Haiti, menosprezando o adversário e esperando que a gente ganhe de goleada.

Em copas passadas, eu também esperaria isto. Mas acontece que hoje em dia não existe mais time bobo. Aliás, os 26 atletas do Haiti jogam em times da América do Sul, dos EUA e da Europa. Portanto, a seleção brasileira, que até o jogo passado não tinha uma definição de escalação, posicionamentos e tática, não pode se dar ao luxo de ser soberba.
Quanto à mensagem do nosso amigo, eu também não torço contra o nosso Brasil. Mas prefiro ser mais cauteloso. Como dizem, cão que late não morde.
Primeiro, é necessário que haja mais humildade, tanto da comissão técnica quanto dos jogadores, de que o time está uma grande merda. Nomes de jogadores famosos não ganham jogo. Segundo, o Neymar foi um grande jogador, mas não acredito, de forma alguma, que ele repetirá as jogadas sensacionais que fez em sua carreira, inclusive aquelas aplicadas no nosso Flamengo, em que perdemos de 4×0 ou 4×1 para o Santos, em pleno Maracanã. Mesmo com essa vergonha que passamos, eu sempre fui fã dele. Mas só até algum tempo atrás. Isso não quer dizer que ele, de repente, não possa fazer uma jogada sensacional e definir uma vitória.

No entanto, acho que temos que ser sinceros e reconhecer que se trata de outra fase. Aliás, ele é muito bom, mas não vale por 11 jogadores. A nossa defesa está batendo cabeca e não temos um bom meio de campo. Temos atacantes bons e jovens, que podem se entender muito com o Vini Jr., mas que o técnico, em seu delírio e arrogância, teima, somente, em deixá-los assistir aos jogos de local muito privilegiado, que é o banco de reservas. Por isso, acho que ele sozinho não vai resolver todos os jogos, se é que vamos conseguir avançar até as quartas de final e à semifinal.
Que fique claro, que esta minha crítica a Neymar, é estritamente no que respeita ao futebol. No mais, fico muito chateado com essa gente e esses jornalistas que ficam falando mal dele, criticando o estilo de vida dele e tudo mais que ele faz. Acho que podem ir todos tomar no #$. O cara batalhou pelo que tem hoje, e pode gastar do jeito que quiser. Se quiser ter 10 filhos, parabéns. Aproveite agora que é jovem, que ainda está com o tesão batendo perto do índice de 100%, e pode dar todo carinho e conforto aos filhos.

Fonte foto – https://pt.wikipedia.org/wiki/Neymar
Na verdade, esse pessoal tem é inveja dele. E a inveja não é um bom sentimento. Traz ódio junto, que só corroe as pessoas. Meu amigo, quem dera que pelo menos 80% das pessoas fosse que nem nós dois, e como outros amigos que tenho, que se preocupam com as respectivas vidas, e o que querem é cuidar de si próprios, dos familiares e amigos, e, é claro, sempre desejam poder tomar uma, e comer uma picanha e também uma linguiçinha saborosa. Isso é o que penso, e o que venho pedindo a Deus. E graças a Ele, tenho sido atendido e abençoado. Um abração.
________________________________________________________________________
Por Cláudio Teixeira






























