Podemos confiar nesta seleção? E será que o Neymar resolve mesmo tudo o que esperam dele?

0
158

________________________________________________________________________

Por Claudio Teixeira

________________________________________________________________________

Aos meus amigos e amigas apreciadores do futebol,

Hoje pela manhã, recebi mensagens de um grande amigo (aqueles do peito, mesmo), amizade já de 34 anos.

Na juventude, ele foi jogador profissional, havendo jogado no Americano, América do Rio, no Botafogo, no Internacional, no Guarani de Campinas, etc. Depois de sua temporada no Brasil, foi para o México, onde jogou, durante alguns anos, no Clube Jalisco e Atlas, de Guadalajara, e depois no Morélia e no Union de Curtidores. Então, gente, estou me referindo a um cara que entende de futebol. O nome dele é Sérgio Lima.

Depois de sua temporada no México, Sérgio Lima foi convidado para ir trabalhar na área de futebol em Houston, Texas, EUA. Dentre outras coisas em que trabalhou, fundou sua escolinha de futebol, e desenvolveu, durante muitos anos, esse trabalho com alunos americanos e latinos. E a partir de 1992 (ano de minha chegada a Houston, quando o conheci e onde morei e trabalhei durante 5 anos), fundou, também, o jornal Vida Brasil Texas (*), o qual edita até hoje (agora somente por via eletrônica), e do qual tenho o prazer e a honra de participar como colaborador, no estrito sentido da palavra.

Houston, Texas.

Fonte foto – https://pt.wikipedia.org/wiki/Houston

Pois bem. Ufa. Feita a apresentação do amigo e da amizade que temos, e de que se trata de mais um amigo muito especial, hoje cedo perguntou- me, na primeira mensagem que mandou, se eu estava animado com a copa. Logo depois, mandou-me o teor de mensagem que recebeu de um amigo em comum, na qual aquele amigo comentava que não torcia contra o Brasil (como muita gente está fazendo, observou), que acreditava na nossa seleção e que estava muito confiante com a volta do Neymar ao time. Perguntou-me o que eu achava do texto. Então respondi à pergunta dele, e fiz um comentário a respeito da mensagem daquele amigo em comum. Aí, pensei um pouco, e decidi dividir aquelas minhas opiniões com vocês, amigos e amigas que estão recebendo esta mensagem.

Fonte foto – https://pt.wikipedia.org/wiki/Neymar

Seu Lima, respondi, com a copa, sim, estou animado. Aliás, estava lembrando que, em quase todas copa passadas, eu pude assistir a todos os jogos. Ou estava de férias, ou de licença médica, etc. Parece até sacanagem, né? Mas não era. O importante é que agora, aposentado, posso me dar esses luxos e prazer .

Olha, o time brasileiro não me encanta, e ainda fico pensando nos vexames pelos quais poderá passar. Todos, absolutamente todos os comentarista, dão por certo a vitória do Brasil sobre o Haiti, menosprezando o adversário e esperando que a gente ganhe de goleada.

Em copas passadas, eu também esperaria isto. Mas acontece que hoje em dia não existe mais time bobo. Aliás, os 26 atletas do Haiti jogam em times da América do Sul, dos EUA e da Europa. Portanto, a seleção brasileira, que até o jogo passado não tinha uma definição de escalação, posicionamentos e tática, não pode se dar ao luxo de ser soberba.

Quanto à mensagem do nosso amigo, eu também não torço contra o nosso Brasil. Mas prefiro ser mais cauteloso. Como dizem, cão que late não morde.

Primeiro, é necessário que haja mais humildade, tanto da comissão técnica quanto dos jogadores, de que o time está uma grande merda. Nomes de jogadores famosos não ganham jogo. Segundo, o Neymar foi um grande jogador, mas não acredito, de forma alguma, que ele repetirá as jogadas sensacionais que fez em sua carreira, inclusive aquelas aplicadas no nosso Flamengo, em que perdemos de 4×0 ou 4×1 para o Santos, em pleno Maracanã. Mesmo com essa vergonha que passamos, eu sempre fui fã dele. Mas só até algum tempo atrás. Isso não quer dizer que ele, de repente, não possa fazer uma jogada sensacional e definir uma vitória.

No entanto, acho que temos que ser sinceros e reconhecer que se trata de outra fase. Aliás, ele é muito bom, mas não vale por 11 jogadores. A nossa defesa está batendo cabeca e não temos um bom meio de campo. Temos atacantes bons e jovens, que podem se entender muito com o Vini Jr., mas que o técnico, em seu delírio e arrogância, teima, somente, em deixá-los assistir aos jogos de local muito privilegiado, que é o banco de reservas. Por isso, acho que ele sozinho não vai resolver todos os jogos, se é que vamos conseguir avançar até as quartas de final e à semifinal.

Que fique claro, que esta minha crítica a Neymar, é estritamente no que respeita ao futebol. No mais, fico muito chateado com essa gente e esses jornalistas que ficam falando mal dele, criticando o estilo de vida dele e tudo mais que ele faz. Acho que podem ir todos tomar no #$. O cara batalhou pelo que tem hoje, e pode gastar do jeito que quiser. Se quiser ter 10 filhos, parabéns. Aproveite agora que é jovem, que ainda está com o tesão batendo perto do índice de 100%, e pode dar todo carinho e conforto aos filhos.

 Fonte foto – https://pt.wikipedia.org/wiki/Neymar

Na verdade, esse pessoal tem é inveja dele. E a inveja não é um bom sentimento. Traz ódio junto, que só corroe as pessoas. Meu amigo, quem dera que pelo menos 80% das pessoas fosse que nem nós dois, e como outros amigos que tenho, que se preocupam com as respectivas vidas, e o que querem é cuidar de si próprios, dos familiares e amigos, e, é claro, sempre desejam poder tomar uma, e comer uma picanha e também uma linguiçinha saborosa. Isso é o que penso, e o que venho pedindo a Deus. E graças a Ele, tenho sido atendido e abençoado. Um abração.
________________________________________________________________________

Por Cláudio Teixeira

Artigo anterior“Acreditar e perseverar são os primeiros passos para a vitória no Mundial de Futebol.”
Próximo artigoA CACHAÇA MOSTROU-SE MAIS SABOROSA DO QUE O WHISKY
BIOGRAFIA ___________________________________________________________________________________ Sergio Lima, ex-jogador profissional de futebol, natural de Campos dos Goytacazes, começou sua carreira no Americano FC, jogou em todas as categorias de base do clube. Em 1968 foi campeão campista juvenil, em seguida já com os profissionais em 1969, foi campeão Estadual. Ao finalizar o ano de 1969, Sergio foi transferido para o América do Rio. ____________________________________________________________________________________________ Em 1970, transferiu-se para o juvenil do América, ao final de 70 passou para os profissionais. Na sequência tornandou-se artilheiro da Taça Guanabara de 1973 e Vice-artilheiro do Campeonato Carioca de 1973. Atuou com extraordinários atletas Profissionais de futebol como, Edu, Thadeu Ricci, Jeremias, Sarão, Renato, Badeco, Alex, Luizinho, Gilmar, Ivo. Com o America foi Campeão da "TAÇA TAP" em 1973 importante torneio internacional realizado em Moçambique na África, tendo como adversário o gigante da época, o Benfica de Portugal e do craque Eusébio. ____________________________________________________________________________________________ Em 1974, sua história foi ilustrada luxuosamente com o Internacional de Porto Alegre, Hexacampeão Gaúcho invicto. Manga, Claudio, Figueiroa, Pontes, Vacarias, Paulo Roberto Falcão, Escurinho e Paulo Cesar Carpegiani, Valdomiro, Sergio Lima e Lula. Hexacampeão Gaúcho invicto. ____________________________________________________________________________________________ Em 1975, foi contratado pelo Guarani de Campinas, clube que formou um excelente time, com grandes jogadores da época como, Ziza, Amaral, Renato, Miranda, Davi, Sergio Gomes, Estevão Soares, Joãozinho, Voney, Bezerra, Alexandre Bueno, Edinaldo, Erb Rocha, Sergio Gomes, Hamilton Rocha, Osnir, Dionísio lateral esquerdo. Este plantel que foi base do histórico Guarani Campeão brasileiro de 1978. ____________________________________________________________________________________________ Em 1976, transferiu-se para o futebol mexicano onde ficou por 8 anos: Tudo teve início no Club Deportivo Jalísco, após em 1980 no Atlas Fútbol Clube, ambos da cidade de Guadalajara. Em 1982 no Clube Morélia da cidade de Morélia, estado de Michoacan e finalizou em 1983 no Clube Union de Curtidores da cidade de Leon, estado de Guanajuato. Em 1984, retornou ao Brasil para o Botafogo do Rio de Janeiro. Em 1985 foi contratado pelo Cabofriense Futebol Clube, da cidade de Cabo Frio, estado do Rio de Janeiro, onde encerrou sua carreira. ___________________________________________________________________________________________ Presente em Guadalajara na Copa do Mundo 1986 no México, trabalhou como comentarista esportivo na Rádio local chamada “Canal 58” de Guadalajara. Após a Copa do Mundo de 1986, começou sua trajetória de 30 anos nos Estados Unidos da América, onde foi convidado pela Universidade de Houston, Texas, através do seu responsável o excelentíssimo Professor Franco, para participar como instrutor do “Cougar Soccer Summer Camp” durante duas semanas. Após finalizar o compromisso dos Soccer Camps com a Universidade, foi convidado por vários amigos mexicanos dirigentes de clubes amadores locais e resolveu ficar em Houston, Texas, e começar uma nova vida e carreira nos Estados Unidos. ____________________________________________________________________________________________ Na sequência, depois de várias participações em diferentes Soccer Camps no Texas, fundou, oficializou e legalizou a Brazilian Soccer Academy, com o apoio espetacular de um grande amigo americano Skip Belt. Com experiência de muitos anos dentro do campo, passou conhecimento e os fundamentos básicos do futebol do Brasil para um número incontável de jovens americanos. ____________________________________________________________________________________________ Convidado pelo consulado Mexicano, idealizou e apresentou o projeto Houston Soccer After School Program para City of Houston Park and Recreation em 1994, para benefício de crianças e jovens entre 6 a 17 anos. Isso ocorreu na área metropolitana da cidade, onde concentrava a grande maioria de crianças e jovens negros e mexicanos, na época estavam com extremo e grande problema social que os envolvia com drogas e as abomináveis gangues. Desafio aceito, e o programa foi desenhado, aproveitando a infraestrutura dos Parks da cidade. O passo a passo foi dividido em três fases básicas: ____________________________________________________________________________________________ 1 – Criou-se uma liga em cada Park, onde havia jogos entre eles. ____________________________________________________________________________________________ 2 – Todos os meses havia torneios entre todos os Parks. ____________________________________________________________________________________________ 3 – Criou-se seleções para jogarem contra jovens de outras áreas e diferentes estados, sempre cuidando com os mínimos detalhes dos dispositivos e ensinamentos básicos do respeitado futebol do Brasil, para atrair e motivar a todos. O requisito principal era estar e manter boas notas e presença na escola, para desfrutar dos benefícios, recebendo gratuitamente todos os materiais de primeira linha doados por um conhecido patrocinador. Finalmente, aos 17 anos tinham a oportunidade de receber uma bolsa de estudos para ingressar em uma universidade americana. ____________________________________________________________________________________________ Foi apresentado e aprovado, Sergio se transformou em funcionário público da cidade de Houston por 17 anos até a sua aposentadoria. Muitíssimos jovens foram beneficiados pelo programa mudando radicalmente suas vidas, as drogas e gangues desapareceram. ____________________________________________________________________________________________ Sergio fez o curso de treinador da Federação Americana de Futebol, recebendo a “Licença National B’ e assumiu como Coach principal da Seleção do Sul do Estado do Texas, "South Texas Soccer Select Team Open Age". From 1994 to 1996, tornando-se o primeiro treinador brasileiro e negro “Afrodescendente” a dirigir a Seleção do Sul do Estado do Texas. ___________________________________________________________________________________________ Em 7 de setembro de 1992, fundou o Jornal Vida Brasil Texas, tornou-se editor, onde está até hoje maio de 2025, prestando este serviço a comunidade há 32 anos. O Jornal impresso foi até 2016 e os últimos 9 anos digital em português. ____________________________________________________________________________________________ Fundou em 2004, a Revista Brazilian Texas Magazine, é seu Editor. A revista até 2015 foi impressa, em 2016, passou a publicação digital em inglês. ____________________________________________________________________________________________ Compositor, teve participação do CD Brasil Forever 1997 da Banda brasileira criada no Texas em 1993, com finalidade de promover a cultura do Brasil. A Banda “Atravessados de Houston” – Texas, com tiragem de 10 mil CDs. Sergio Lima teve a participação com 10 músicas, sendo 8 autorais e 2 com parcerias. ____________________________________________________________________________________________ Compositor da música “I Love Rio”, escrita em inglês em homenagem ao Rio de Janeiro, com a luxuosa interpretação da excelente Elícia Oliveira em inglês. ______________________________________________________________________________________________ (Está disponível no YouTube) https://www.youtube.com/watch?v=l39hfwOkyYU&t=18s ____________________________________________________________________________________________ Representou a comunidade brasileira do Texas na I Conferência “Brasileiros no Mundo”, realizada em maio de 2008, com uma extrema característica acadêmica. Local, Palácio Itamaraty, no Rio de Janeiro, de iniciativa da Fundação Alexandre de Gusmão – FUNAG, órgão ligado ao Ministério das Relações Exteriores – MRE. ______________________________________________________________________________________________ A II Conferência “Brasileiros no Mundo”, realizada em outubro 2009, se desenvolveu com uma acentuada conotação política, tornando em certos momentos o diálogo tenso, desconfortável e até certo ponto cansativo, devido a falta de elasticidade de algumas lideranças acostumadas, creio a pontuar e determinar o rumo das conversas e decisões, em suas áreas ou comunidades no Palácio Itamaraty, no Rio de Janeiro, de iniciativa da Fundação Alexandre de Gusmão – FUNAG, órgão ligado ao Ministério das Relações Exteriores – MRE. ____________________________________________________________________________________________ Sergio criou o espaço Brasil, especial na Biblioteca central da cidade de Houston, conseguiu doações de livros de algumas instituições das comunidades brasileiras de outros estados americanos para compor o espaço. ____________________________________________________________________________________________ Recebeu o Prêmio Brazilian International PRESS AWARDS , por 3 vezes, em reconhecimento pelos trabalhos como editor do Jornal Vida Brasil Texas em português e revista Brazilian Texas Magazine em inglês – 2011. ORIGINAL ARTICLE “AFRODESCENDENTES NA MÍDIA BRASILEIRA”. ______________________________________________________________________________________________ You are a winner for the 15th Annual Brazilian International PRESS AWARDS. Your outstanding performance and contribution for the Brazilian Culture was recognized by the Media and Cultural Leaders of the Brazilian Community in the United States. Join us for the 15th celebration of the Brazilian Cultural presence in the U.S. ____________________________________________________________________________________________ The Award Ceremony will be held at the Cinema Paradiso • Fort Lauderdale May 3rd 2012.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui